A “mulher mais temida da F1” ri das críticas
A nova secretária-geral da FIA riu das alegações de que suas conexões com Toto Wolff e a Mercedes constituem um claro conflito de interesses. No início deste ano, Shaila-Ann Rao – ex-advogada e conselheira de Wolff – foi controversamente nomeada para o cargo principal da FIA pelo presidente Mohammed Ben Sulayem.
“Toto começou toda essa bobagem sobre os carros que precisam mudar”, disse o ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone em junho. “Ela (Rao) contou a eles sobre a nova diretriz (sobre os quiques), obviamente. Ela trabalhou com Toto por dois ou três anos”.
A FIA agora está se esforçando para colocar medidas ainda mais rigorosas anti-quiques nos regulamentos de 2023, aumentando a ira de várias equipes, incluindo Red Bull e Ferrari.
“Houve um lobby assustador para mudar os regulamentos de uma maneira importante, para que uma equipe possa guiar seu carro em uma altura mais baixa e se beneficiar de sua filosofia de design”, alega o chefe da Red Bull, Christian Horner.
Quando lhe disseram que ela havia se tornado a mulher mais temida do paddock da Fórmula 1, Rao riu. “Antes de trabalhar para a Mercedes, eu era a diretora de assuntos jurídicos da federação”, declarou Shaila-Ann Rao ao jornal italiano Corriere della Sera.
“O mundo da F1 é assim – você vai de uma equipe para outras atribuições. Até Stefano Domenicali costumava estar na Ferrari. Mas não me preocupo com todas as vozes assim, vou em frente e faço o que sempre fiz – trabalhar”, insistiu ela.
Rao também explicou que as mudanças de regras supostamente compatíveis com a Mercedes para 2023 ainda não estão definidas. “No momento é apenas uma proposta. Ainda não foi finalizada. E sempre trabalhamos para a segurança dos pilotos. Sempre. O que aconteceria se não interviemos quando a segurança está em jogo?”, questionou.
Enquanto isso, o jornal De Telegraaf informa que o diretor de corridas da Fórmula 2, Gwen Bourcier, foi demitido em meio a um descontentamento generalizado. Uma fonte da FIA afirmou: “Estamos criando uma nova estrutura para a direção da corridas após a saída de Michael Masi. Isso faz parte do processo”.
*Com informações de Auto Racing