A moda dos anos 80 e 90: Entenda o porquê do retorno dessa tendência
Relembre o estilo da época e descubra como a moda é um ciclo
As tendências dos anos 80 e 90 estão de volta mais vivas do que nunca! Peças coloridas, o queridinho mom jeans e o recém chegado wide jeans, mangas bufantes, acessórios como lenços e sobreposição estão ocupando o lugar no guarda-roupa novamente, mas repaginadas com um tom mais moderno.
Como todo mundo sabe, a moda é cíclica, as tendências vêm e vão, uma peça que usamos há 20 anos atrás pode se encaixar em um look moderno de trabalho, ou até mesmo em produções dignas de red carpet. Se você viveu uma juventude entre os anos 1980 até 1999, provavelmente vai lembrar de muitas peças e referências daquela época, ou até mesmo tem algumas perdidas aí no fundo do armário.
Mesmo que as marcas tragam peças novas seguindo esses estilos, essas indumentárias também podem ser achadas em brechós, algo considerado bem descolado atualmente, pois as peças vintages fazem parte da tendência do momento, sem falar na que esse método de consumo contribui para uma moda mais sustentável.
Por que a moda vai e volta?
A cada temporada, marcas apresentam suas apostas de tendências, complementadas por padrões ou estilos que uma vez tiveram sua fama. As velhas tendências da moda voltavam a cada 30 anos, mas hoje, com o ritmo de vida crescendo descontroladamente, elas estão de volta à cena em um menor período de tempo. O ciclo das tendências surgiu no início da moda moderna, quando peças sazonais começaram a surgir nas passarelas.
No livro “O evangelho de Coco Chanel” de Karen Karbo, o início deste sistema é creditado à estilista Coco Chanel e ao surgimento de roupas esportivas com marcas exclusivas no início do século 20. Esta é uma das características mais claras da moda moderna, que nada mais é do que o estilo retrô e a influência de tendências de longa data.
Entre as tendências de estilo frequentemente recorrentes dos anos 80 e 90, modelos de calçados e indumentárias estão retornando à moda. Hoje, o retorno das tendências é influenciado pelo ritmo acelerado de todo o mundo, e principalmente da indústria da moda, onde influencers, formadores de opinião e celebridades, marcam presença certa nesse mercado, de acordo com o livro “Cronologia da Moda” de NJ Stevenson.
Essas décadas foram muito ricas culturalmente, e para conferir um pouco desse estilo nos dias atuais, basta abrir uma rede social, como Instagram, Pinterest e TikTok, e conferir os looks das fashionistas. As inspirações nos levam para uma viagem no tempo, como se estivéssemos dentro de filmes e séries da época, como Friends, Sex and The City, Patricinhas de Bervely Hills, e no guarda-roupa de grandes celebridades como Madonna, Cindy Lauper e Jennifer Aniston.
Os anos 80
Se tratando da moda dos anos 80, foram marcados por excessos, peças extravagantes e como muito brilho, maquiagem escura ou colorida nos olhos, estampas, mix de tecidos, sobreposições, xadrez, cintura alta, ombreiras e o amado mom jeans.
A cantora Madonna foi uma grande referência do estilo com brilho, mix de acessórios, ombreiras, sobreposição e até mesmo o uso de lingerie como uma peça chave no look. Já aqui no Brasil, a rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, ditava a moda para várias gerações quando era apresentadora, usando e abusando das botas, boinas, chapéus, peças oversized e brincos extravagantes.
Hoje nossa grande fonte de referência são as redes sociais, mas naquela época os videoclipes, filmes e séries inspiravam muito a moda da galera. Clássicos como Ghost: do outro lado da vida, com a atriz Demi Moore, que trouxe o blazer oversized com ombreiras e um corte quadrado quase masculino, que hoje em dia é muito usado com calças de cintura alta num estilo mom jeans, combinado com uma camiseta básica com e tênis branco. Esse look ficou muito popular quando a Lady Di começou a aderir ao seu guarda-roupa real. O filme “O clube dos cinco” também é uma ótima referência para entender as diversas tendências dos anos 80.
Os anos 90
Já quando falamos dos anos 90, temos uma pegada mais minimalista, com looks monocromáticos e terrosos que estão bombando atualmente, além do amado jeans e as sobreposições. As estrelas de Hollywood eram referência desse estilo como a atriz Julia Roberts no filme “Uma Linda Mulher”, Jennifer Aniston com a personagem Rachel, na série “Friends”, Carrie Bradshaw interpretada na série “Sex and The City” por Sarah Jessica Parker, que era muito invejada pelo guarda-roupa glamuroso e cheio de grandes grifes, além do icônico estilo da atriz americana Alicia Silverstone, no filme “As Patricinhas de Beverly Hills”. Winona Ryder também marcou a década com o estilo grunge, e o visual multicolorido das Spice Girls.
A referência de moda dessa década foi tão forte, que a personagem Rachel Green, interpretada por Jennifer Aniston em Friends, fez com que fosse criado um estilo de corte de cabelo, conhecido como “The Rachel Cut”. O figurino da série comporta todas as tendências que retornaram atualmente, como os macacões jeans, o vestido preto com blusa branca por baixo, calças de cintura alta, maxis casacos e o xadrez.
Júlia Montalvão, uma grande admiradora da personagem, é apaixonada pelo estilo dos anos 90 e fala sobre o estilo da Rachel e sua influência nos anos 90. “No decorrer da série ela vai vestindo umas roupas que eu acho que viraram febre na época porque ela começou a usar e as pessoas continuam se inspirando nela até hoje, sempre tem referência no Pinterest, tipo blusas grandes de namorado, que ela amarrava para usar como uma blusa menor, ou um cropped com uma calça de cintura alta, ou blusas de gola alta com jaqueta de couro, e também ela sempre usava jardineira, roupas que dá pra usar hoje tranquilamente, fica muito estiloso”, descreve.
Não dá para falar sobre moda dos anos 90 sem mencionar o Movimento Grunge, que tinha como principais peças o jeans surrado, camisas xadrez, flanela, cabelo bagunçado e cortes assimétricos e batom vermelho. O casal Courtney Love e Kurt Cobain e a atriz Winona Ryder eram referência.
Quem também lembra do estilo do Will Smith em “Um maluco no pedaço”? O ator usava muito do streetwear, com casacos coloridos no corte bomber, macacões jeans, bonés, camisetas de basquete, e o queridinho do momento, o tênis Jordan da marca Nike.
Outras peças que podemos adaptar para nossa década são os short jeans, camiseta branca com jaqueta de couro, os lenços ou bandanas na cabeça que inclusive viraram febre na edição do reality show Big Brother Brasil 21, e o wide jeans, que é a versão mais moderna da calça pantalona. “Copiei muito o estilo das meninas do BBB, adoro usar lenço na cabeça como a Viih Tube. Eu sempre fico de olho nas tendências que estão nas redes sociais tipo o Instagram”, disse Kellfany Julião, de 17 anos e amante de moda.
Agora podemos tirar do fundo do guarda-roupa aquelas peças que a gente pensou que nunca mais iria usar, ou correr para um brechó ou no fast-fashion mais próximo, que com certeza estará recheado de looks cheios de atitude. Para Érica Souza, empreendedora no mundo da moda, a moda virou uma fonte de renda. “Comecei vendendo roupa de casa em casa, mas hoje a maioria é feita pelas redes sociais. Eu observo muito o que mais vende, e com certeza são as calças jeans de cintura alta e blusa de manga bufante, o que lembra muito os anos 80, que inclusive está super na moda hoje”, afirma.
Mas é sempre importante ressaltar que moda muda sempre, mas o seu estilo permanece, então é uma questão de adaptar a tendência para o seu gosto e a sua realidade.
*Redação Revista Pepper