A Kombi do lava jato

Boa quinta feira galera apimentada desse mundo de Deus! Quem vos escreve hoje é o Vilson Mecânico, elemento oculto do Perda Total que surge das profundezas para tirar dúvidas sobre mecânica e contar histórias. Para estrear por aqui com extrema estreância, vou deixar com vocês a história da Kombi do lava jato aqui do lado da minha oficina, em Vila Isabel, Rio de Janeiro.

O lava jato é do Robson, gente boa. Emprega uma galera grande, rapaziada esperta que dá um trato nas jabiracas em um preço justo. Mas o que o Robson tem de trabalhador, tem de cabeça dura. Ele tem essa Kombi, antiga, deve ser 1990 e algo… Kombi com motor de Fusca ainda. E deixa ela lá, parada, no mesmo lugar, cheia de coisa dentro.

E pra andar pra lá e pra cá, ele usa um Citroen Xsara Break… Eu sempre mando o papo pra ele:

-Robson, levanta essa kombi!

-Pô Vilson, pra consertar a Kombi vai ficar muito caro…

-Tá de sacanagem Robson? Tu anda de Citroen… Quer mais caro que isso? Pra levantar essa Kombi eu gasto uma caixa de palito de dente e um rolo de durex.. Aí tu roda nela e vive feliz!

-Pô Vilson, mas o Citroen é muito mais confortável que a Kombi…

-Robson, qualquer cadeira de mesa de jantar é mais confortável que Kombi… Mas vou te falar: tu tá perdendo dinheiro… Porque Kombi não é carro, Kombi é commodity!

Ele nunca me escuta… Larga a Kombi jogada lá, com os pneus murchos, acorrentada no poste, porque aqui em Vila Isabel não pode dar bobeira… Ainda mais Kombi, que é cheque ao portador… Vagabundagem faz dinheiro fácil!

Eis que um dia, tarde linda acabando, dia movimentado na oficina, nenhum Marea atrapalhando minha saúde mental de Deus, me chega o ajudante do Robson. Nunca lembro o nome dele, eu chamo de Presuntinho:

-Vil – Vil – Vil – Vilson?

-Vilson sou eu!

-O Ro – Ro – Robs…

-Sim, o Robson, sei quem é… Tá me chamando?

-É – É

Eu já acelero o papo porque não tenho paciência… Chego no lava jato, tá lá o Robson triste, jururu…

-Fala aí Robson.

-Vilson, preciso da tua ajuda…. O Citroen não tá ligando…

-Pô Robson, te avisei que esse dia ia chegar… Deixa eu ver…

Eu nem perdi muito tempo no diagnóstico… O Citroen fez cerca de zero menção de ligar. O painel tinha mais luz acesa que o natal do Beetlejuice, e a suspensão fazia mais barulho que bloco de carnaval em fim de festa. Aí eu virei pro Robson e dei a ideia:

-Robson, esse Citroen aqui eu levo umas duas semanas pra levantar…

-Pô Vilson, faz isso não… Eu preciso do carro…

-Então se liga no papo papudo que vou mandar pra tu: aquela Kombi ali eu levanto em 15 minutos! É agora ou nunca, porque a oficina tá fechando. Qual vai ser?

Ele coçou a cabeça, rodou pra lá, rodou pra cá, e falou, num momento de claritude divina espiritual:

-Vilson: levanta a Kombi!

Então já é maluco! Entrei na oficina e chamei o Zé, nosso mecânico mestre que tem 3952 anos de experiência e foi mecânico de bordo da Arca de Noé:

-Ô Zé! Ô ZÉ!

-Que que foi?

-Agora tu vai lembrar teus tempos de chefe de equipe de corrida de biga romana: vamo levantar uma Kombi em 15 minutos!

Zé, que é mais ligeiro que recruta em dia de guerra, já sacou o desenrolo:

-É a Kombi do Robson?

-É!

-ENTÃO JÁ É!

Virou pros mecânicos e mandou:

-Ae galera vamo levantar a Kombi do Robson aeeee!

Juro pra vocês: três cambalhotas e duas guilhotinadas depois já tinham juntado todas as ferramentas pra mexer na Kombi: chave 13, alicate, chave de fenda, chave 8… Brotaram com quatro carburadores Solex, dois kits de junta, quatro jogos de vela, dois cabeçotes que eu nem lembrava mais que tinha, além de um motor 1300 completinho, que ficou só na espreita caso o tempo ficasse curto.

A galera já correu lá e trouxe a Kombi empurrada. Sem sacanagem: EM 15 MINUTOS A KOMBI LIGOU! Eu voltei pro lava jato dirigindo ela e entreguei pro Robson:

-Robson: tá aqui tua Kombi! Pode dar a volta no mundo com essa jabiraca! E esse Xsara aí tu não precisa nem amarrar no poste, porque ninguém quer!

Agora tá lá, felizão! Foi e voltou com a Kombi. Ela não deu nenhuma tossida, tá rodando lisa, carrega todo mundo dentro, mais baragudalhos de trabalho! Desconfio eu, do alto da minha desconfiança divina de Deus, que ele nunca mais levanta o Citroen!

Vilson – mecânico, filósofo, palestrante e vencedor do torneio mundial de sinuca do bar do Betão – edição 2004.

Siga o Perda Total nas redes:

YouTube: www.youtube.com/c/PodcastPerdaTotal

Instagram: www.instagram.com/perdatotal_podcast/

Tiktok: vm.tiktok.com/ZM8GLEo1n/

Facebook: www.facebook.com/perdatotalpodcast

Twitter: twitter.com/PerdaTotal_pod?t=hfooT0-imwj9etnMSABD5Q&s=09

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *