No Dia do Professor, relembre 6 professores inesquecíveis na história do cinema
Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia do Professor. A data foi criada para celebrar a importância dos profissionais que trabalham todos os dias, presencialmente ou à distância, para levar conhecimento a todo país.
A origem do dia se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do Brasil. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
E é claro que, para celebrar esse grande dia, a Pepper fez uma seleção de filmes que retratam esses profissionais em produções de sucesso. Confira abaixo!
Charles Xavier de “X-Men”
Para começar a lista, um que é difícil lembrar sem usar o título “professor”. Charles Xavier, vivido por Patrick Stewart e James McAvoy no cinema, é um belo exemplo de mestre, que acima de tudo busca ensinar a convivência pacífica a todos.
John Keating de “Sociedade dos Poetas Mortos”
Com o lema Carpe Diem, o professor de inglês, John Keating, ensina muito mais que poesia aos seus alunos, se tornando um símbolo para busca de felicidade de modos menos tradicionais, e uma inspiração para questionar o sistema.
Dewey Finn de “Escola de Rock”
Interpretado pelo ator Jack Black, Dewey é um rockeiro que, após ser expulso de sua banda, vai a uma escola e descobre crianças super talentosas após assistir uma aula de canto. No local, ele decide ensinar música para criar uma banda. O filme tem referências à ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, mostrando um professor revolucionário, com pensamentos modernos, em uma escola conservadora e rígida.
Minerva de “Harry Potter”
Hogwarts tem um time de grandes educadores, muitos dos quais poderiam estar aqui, inclusive nomes grandes como Dumbledore ou Hagrid. Mas enquanto um serve mais como mentor e outro como amigo, Minerva McGonagall (Maggie Smith) se sobressai como a maior professora para Harry Potter e seus amigos. Ela tem um jeito severo mas é guiada por um bom-senso inigualável.
Srta Honey de “Matilda”
Matilda certamente não seria aquela criança especial se não tivesse conhecido o amor e dedicação de uma professora de verdade como a Srta. Honey (Embeth Davidtz). Apesar de trabalhar em uma escola tenebrosa, a educadora faz o seu melhor para criar uma experiência positiva para seus alunos.
Louanne Johnson de “Mentes Perigosas”
Louanne Johnson, interpretada por Michelle Pfeiffer abandona a vida militar para se tornar professora de inglês, mas logo na primeira escola em que trabalha já se depara com alunos difíceis de lidar. Como a professora não consegue a atenção da classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com caratê e músicas de Bob Dylan.
*Redação Revista Pepper.