Rock in Rio busca construir um futuro sustentável com música e ‘lixo zero’
Nesta quinta-feira, 30 de setembro, aconteceu o evento “Rock In Rio: O mundo vai ser nosso outra vez”, que apresentou novidades do maior festival de música do mundo em uma transmissão online para o Brasil diretamente de Portugal.
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do evento, começou relembrando no que a equipe continuou trabalhando durante a pandemia do coronavírus, como a Game XP e o Global Citizen, mostrando que eles não ficaram parados.
“Desde 1985 que o festival assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar”.
“Hoje, queremos ir ainda mais longe naquilo que entendemos ser a responsabilidade de cada um de nós, e, ao tornar públicas essas metas, provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público”, explicou a executiva.
“2022 será com certeza um ano muito especial para o Rock in Rio. Celebraremos as edições de Portugal e Brasil no mesmo ano, abriremos portas a uma Cidade do Rock com novas propostas, novos palcos e conversas relevantes, e voltaremos a fazer o mesmo que fizemos em 1985 – iluminar a plateia e mostrar que o espetáculo só existe quando se soma o todo”, acrescenta Roberta Medina.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
Alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, estas metas começam já a ser concretizadas nas edições de 2022 do festival – em Portugal e no Brasil – e propõem-se batê-las até 2030.
Ainda, ela reforçou como o festival focou na sustentabilidade há um bom tempo, como ser ume vento neutro de carbono há 15 anos e ter a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis há oito anos. “Está na moda agora, mas já fazemos isso há um tempo”, reforçou Roberta.
Em seguida, Medina apresentou as diretrizes que o Rock In Rio está buscando para que possamos alcançar “um futuro melhor”, e trazer por meio do evento discussões importantes.
“Se o entretenimento era soberano antes da pandemia, durante ela foram as conversas, e tenho certeza de que o futuro será a mistura do entretenimento com a conversa sobre assuntos relevantes”.
Alguns dos marcos sustentáveis do Rock In Rio foram ter reduzido em 62% o consumo de combustível (mesmo tendo aumentado para o dobro de sua dimensão), ser Lixo Zero nas edições de Lisboa , ter 80% do lixo reciclado nas edições do Rio de Janeiro, no Brasil ter realizado a separação de resíduos por catadores que rendeu em média R$50.000 por edição para as cooperativas de catadores envolvidas, ter facilitado o acesso à saúde a mais de 500.000 pessoas ou ter investido 35 milhões de euros em projetos sociais e ambientais que beneficiaram um milhão de pessoas, apoiaram mais de 200 entidades, financiaram 28 projetos da UNESCO e auxiliam 56.000 beneficiários anualmente, em todo o mundo.
METAS SUSTENTÁVEIS PARA 2030
Entre as principais metas que o “Rock In Rio” tem até o ano de 2030, estão:
- Capacitar 100.000 pessoas;
- Ser lixo zero em todas as edições;
- Ter zero desperdício alimentar em todas as edições;
- Envolver 100% dos nossos stalkeholders na nossa política de sustentabilidade;
- Ser um evento 100% acessível, inclusive e plural;
- 100% dos envolvidos na construção da cidade do rock com condições saúde segurança, saúde e bem-estar adequadas.
“A educação nos leva para um futuro melhor, pode transformar vidas, então com certeza será um dos nossos objetivos”, disse Roberta disse sobre a meta de número 01.
“Portugal, o Rock in Rio já é lixo zero, e queremos aumentar as reciclagens, chegar a dez toneladas em breve. No Brasil o desafio e amor, mas a gente abraça o desafio de puxar esse trenó”, contou ela sobre a meta 02.
“Já doamos 50 mil refeições, queremos cada vez mais, e no Brasil agora temos essa possibilidade, antes a legislação não permitia”, reforçou Medina sobre a meta 03.
“Por que plural? Porque é muito amis que diversidade de gênero, raça, que a gente lance um olhar para o mundo, que a gente abrir o olho para coisas diferentes nos traz mais conhecimento e cultura. A gente nunca muda, mas sim adiciona, como se fosse um caldeirão”, comentou ela sobre a meta número 05.
SUSTENTABILIDADE E GALP
Sobre os palcos do Rock In Rio Lisboa, os palcos do evento irão trazer e abraçar discussões sobre o futuro e temas relevantes da sociedade, podendo assim por meio da música criar um mundo melhor. “Cada palco tem seu manifesto, tem a sua responsabilidade”, declarou Roberta Medina.
O principal Palco que irá misturar diversão com sustentabilidade será o Galp Music Valley, que contou com uma seção da transmissão dedicada a ela.
“A Galp é uma marca que está junto das pessoas no dia a dia, e estarmos juntos com o Rock In Rio é muito especial., A sustentabilidade é um dos nossos pilares, pois queremos um futuro melhor, regenerar o futuro. Iremos trazer soluções para fora do festival, como veículos elétricos e de energias renováveis, bicicletas pela cidade, entre muitas coisas”, falou Teresa Abecassis, membro do Conselho de Administração e membro da Comissão Executiva da Galp.
“Já somos os maiores produtores de energia elétrica da península Ibérica. Queremos fazer uma transição para o futuro da energia hoje!”
“Estaremos com música, sons, efeitos cenográficos, muita coisa boa em parceria”, reforçou Roberta, que anunciou as atrações do Galp Music Valley, que conta com os brasileiros IZA, Mc Rebecca e Ney Matogrosso, que inclusive abriu o Palco Mundo na primeira edição do Rock In Rio.
ROCK IN RIO BRASIL 2022
Para 2022, no Brasil, a organização já divulgou nomes do line up do Palco Mundo, como IRON MAIDEN, Dream Theater, Megadeth e Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira, que se apresentam no dia 2 de setembro; Post Malone, Marshmello, Jason Derulo e Alok, no dia 3; Justin Bieber, Demi Lovato e Iza, no dia 4; e Dua Lipa e Ivete Sangalo fechando o festival no dia 11. Já no Palco Sunset, as atrações confirmadas são Joss Stone, Corinne Bailey Rae, Gloria Groove e Duda Beat que fazem shows no dia 8 de setembro; CeeLo Green no dia 10; e Ludmilla e Macy Gray no dia 11 de setembro.
Os 200 mil Rock in Rio Cards colocados à venda no dia 21 de setembro, esgotaram em 1h28. Mais uma vez o festival surpreendeu e quebrou o recorde de tempo de vendas do Card. E o mais impressionante é que de acordo com a organização do Rock in Rio, o volume de acessos simultâneos ultrapassou a casa de 800 mil usuários únicos para a compra do Rock in Rio Card. Isso significa que se o festival tivesse aberto nesta data a venda oficial de ingressos teria público para encher duas edições inteiras de Rock in Rio, considerando que a média de vendas por pessoas é de 2 bilhetes.
A venda oficial de ingressos será aberta ao público em geral em abril de 2022.
*Com informações do Ofuxico.