O QUE SIGNIFICA A SIGLA Y2K? E POR QUE A MODA ESTÁ OBCECADA POR ELA?
Se você acessa plataformas de moda, internacionais ou nacionais, e adora seguir perfis do Instagram com dicas de looks e tendências, você provavelmente já se deparou com a sigla Y2K. Apesar de parecer complexa e difícil de entender, a abreviação significa literalmente anos 2000. Sim, Y2K = year 2000 ou, em português, ano 2000.
Quando você pensa no estilo Y2K, provavelmente a primeira pessoa que venha à mente seja Paris Hilton, mas outras personalidades e artistas dessa geração, como Destiny’s Child e Britney Spears, lideraram as tendências de moda da época, sendo responsáveis até hoje pela caracterização da década. Qualquer coisa que essas celebridades usassem estava destinada a se tornar um hit popular e, em questão de meses, ser usado por todos os jovens daquela geração.
Recentemente, muitas peças e tendências do início dos anos 2000 ressurgiram no cenário fashion, graças ao TikTok e às influenciadoras da plataforma, como Emma Chamberlain, Suede Brooks, Victoria Paris, Addison Rae e por aí vai. Amadas por alguns, odiadas para outros, ao que tudo indica as trends Y2K são a nova obsessão fashion e estão aqui para ficar. Não acredita? Vem comigo:
Controversas e polêmicas, as tendências e peças derivadas dos anos 2000 carregam muita personalidade, padronagens e não dão espaço para minimalismo. O mix de estampas, materiais e estilos é mais do que aprovado pelo mood Y2K, e quanto mais informação de moda, melhor. Aqui vemos influências claras de uma vibe sporty, do preppy e do movimento futurista.
As lentes coloridas são uma das tendências mais fortes do início do século e já marcam presença nas produções das influenciadoras gringas há anos. Hoje, o item se tornou um dos pilares do estilo Y2K e pode ser encontrado em diversos modelos e armações.
Os vestidos de tricô com padronagem degradê eram hit nos anos 2000 e depois de passarem mais de uma década apagados do cenário fashion, prometem voltar em 2022. A mesma coisa vale para os cintos sobrepostos, que não têm muita funcionalidade, mas são itens necessários no estilo 2YK.
Fala sério se esse look não parece ter sido tirado diretamente de um filme adolescente dos anos 2000? A calça de cintura super baixa com o top sexy de estampas chamativas eram o combo favorito das celebridades mais populares da década e, apesar de dividir opiniões, ainda têm seu espaço no guarda-roupa das fashion girls atuais.
Devon Lee Carlson é uma das precursoras do estilo Y2K, e mesmo antes da criação do TikTok e do auge da estética no aplicativo de vídeos, a influenciadora já trazia peças vintages e tendências da década em seus looks cotidianos.
Você já viu algo mais Y2K do que um conjunto de moletom de plush? O tecido sintético de pelinhos curtos e brilhantes é a versão kitsch do veludo e deu o tom dos invernos durante a década mais polêmica da história da moda. Apesar de muita gente ainda torcer o nariz ao se deparar com uma versão contemporânea, pode acreditar que muitas fashionistas GenZ ainda vão apostar na trend.