reprodução

Portugal libera brasileiros vacinados do teste de Covid

O governo português divulgou que vai aceitar certificados de vacinação contra covid-19 emitidos por países fora da União Européia para a entrada de visitantes. Assim, os viajantes ficam isentos de apresentar teste negativo para a doença e de cumprir quarentena. A medida vale até 30 de setembro de 2021, podendo ser prorrogada.

Vacinas aceitas para viajar para Portugal 

Mas calma, antes de comprar sua passagem para a terra dos pasteizinhos de Belém, existem algumas condições que precisam ser observadas. A primeira delas é que só serão aceitos viajantes que tenham se imunizado com as vacinas aprovadas pela EMA (Agência Europeia do Medicamento), são elas:

  • Pfizer
  • AstraZeneca
  • Moderna
  • Janssen

A Coronavac, pelo menos por enquanto, não é aceita.

Medida depende de reciprocidade dos países

A nova regra também depende da reciprocidade do país, ou seja, para que o certificado de vacinação do país terceiro seja reconhecido para a entrada de viajantes em Portugal, o terceiro também deve aceitar o certificado de vacinação português, o que já é o caso do Brasil.

reprodução

E quem tiver se vacinado com outras vacinas?

Para os viajantes que se imunizaram com Coronavac, ainda é possível viajar para Portugal desde que apresentem exame RT-PCR ou de antígeno colhido em no máximo 72h e 48h, respectivamente. Os testes também precisam constar na lista de aprovação do Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia.

Turismo em Portugal

Apesar da nova medida, Portugal ainda tem algumas restrições internas, as quais os turistas brasileiros são obrigados a respeitar. Entre elas está a obrigatoriedade da apresentação de teste negativo PCR ou antígeno para se hospedar num hotel ou num alojamento local. Esta mesma medida vale para frequentar a área interna de um restaurante ou bar durante os fins de semana. Veja aqui mais detalhes.

O melhor a fazer é adotar o uso antígeno, os testes rápidos, que custam a partir de 3 euros e podem ser comprados em farmácias e supermercados. Muitas vezes o teste pode ser feito na porta do restaurante ou do hotel. Apenas as crianças menores de 12 anos não precisam do exame. Há multas, que chegam até 500 euros, para quem descumprir a regra.

As máscaras deixaram de ser obrigatórias em ambientes externos desde o último fim de semana. Entretanto, se manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos, como shoppings, teatros, transporte público, etc.

reprodução

Teste PCR para voltar ao Brasil

Desde o final do ano passado o Brasil exige teste PCR para todos os viajantes quem embarcam com destino ao país. Menores de dois anos não precisam. Já os menores dos 12 anos somente precisa de teste se estiverem viajando desacompanhados. Então leve isto em conta, pois terá que realizar o exame antes voltar de Portugal. O melhor preço encontrado em terras lusas é na Cruz Vermelha. Veja aqui os endereços para agendar o seu a 60 euros com resultados em até 24 horas.

*Com informações do Melhores Destinos

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *