Não aguenta mais esse calor? A Pepper te indica cachoeiras em Brasília para você se refrescar com a galera
A estação mais quente do ano chegou e nada melhor do que uma boa cachoeira para aliviar esse tempo seco, não é mesmo?
Com o fim de semana chegando e com essa temperatura altíssima, tudo o que desejamos é uma cachoeira. Quem mora na capital do país, entende bem do que eu estou falando.
Nessa época de tempo seco, bate aquela vontade de conhecer uma cachoeira e por isso, a Pepper listou algumas no Distrito Federal e nos arredores de Brasília para você se programar com a galera. Confira abaixo!
Cachoeira do Segredo
Considerada uma verdadeira beleza da natureza pelos turistas e locais, a Cachoeira do Segredo tem pouco mais de 100 metros de altura e o nome foi uma homenagem a queda d’água, que fica escondida em meio as pedras e vegetação.
Do mesmo modo que outras quedas d’água, a piscina natural da Cachoeira do Segredo tem uma tonalidade que varia entre tons de verde e azul.
Ela fica a 200 km de Brasília, perto da cidade de Alto Paraíso e para chegar na cachoeira, é preciso seguir uma trilha de mais ou menos 6 km, entrando no rio algumas vezes. Você não paga nenhuma taxa de entrada para fazer esse percurso, mas é preciso ir preparado para andar muito.
Poço Azul
O Poço Azul é, na verdade, a junção de duas cascatas, uma com uma piscina natural rasa e outra mais profunda, ambas ideais para banhistas.
A Cachoeira Poço Azul fica em uma área chamada de Morada dos Pássaros, em Brazlândia, e é ideal para um bate-volta, o que atrai turistas ao longo do ano.
As cores esmeralda e azul garantem não apenas a vista, mas as fotografias para as redes sociais. Como foi devastada nos anos 1970, hoje a área nativa em que se situa a cachoeira é propriedade privada, onde os visitantes precisam pagar uma taxa.
Cachoeira do Tororó
O nome de origem indígena significa algo como enxurrada, como eram conhecidas as cachoeiras pelos tupis-guaranis. Ela fica dentro de uma área particular e conta com uma queda d’água de quase 20 metros de altura.
Famosa pelas águas cristalinas, a Cachoeira do Tororó fica no meio da vegetação nativa da região. O lago da cachoeira é raso e ideal para adultos ou crianças, ainda que seja possível ver diversos aventureiros se arriscando no rapel ou caminhando fora das trilhas em meio a mata.
A Cachoeira de Tororó é uma das cachoeiras próximo a Brasília, localizada a 35 km do DT e tem uma taxa de entrada também.
Cachoeira Saia Velha
A Cachoeira Saia Velha é uma das cachoeiras próximo a Brasília, 35 km do Distrito Federal, localizada dentro de um parque chamado de Águas Correntes Park que funciona como toda a infraestrutura do restante do clube.
A cachoeira é bastante conhecida devido as piscinas naturais de águas cristalinas bem como corredeiras, assim como a vegetação local é toda preservada e protegida, reservando um espaço para o camping.
Quem vai visitar o clube ou a cachoeira pode utilizar a infraestrutura interna que conta com banheiros, vestiários, estacionamento e restaurante.
Salto de Corumbá
A cachoeira Salto de Corumbá fica a mais ou menos 130 km do DF e tem mais de 50 metros de altura, além de você poder conhecer outras 7 cachoeiras que ficam bem próximas que tem quedas d’água menores.
Uma vantagem dessa região é que o local foi todo sinalizado através de trilhas que permitem explorar quase toda a área sem precisar de um guia.
Santa Bárbara
A cachoeira de Santa Bárbara recebeu o título de 2ª queda d’água mais procurada de toda a América Latina, já que as águas são totalmente cristalinas com tons de azul turquesa e parece estar escondido em meio a mata preservada.
A cachoeira fica em uma área da comunidade Kalunga Engenho II, no município de Cavalcanti, sendo uma das cachoeiras próximo a Brasília, em torno de 350 km.
E você, está esperando o que para escolher qual cachoeira visitar e se refrescar nesse calor? Seja qual for a sua opção, prepare tudo o que você precisa e tenha todas as informações sobre taxas, trilhas a serem percorridas e localização para não se perder e conseguir curtir durante o dia todo!
*Redação Revista Pepper.