NÃO ao Projeto Gênesis

A Chapada dos Veadeiros e as águas do Cerrado estão em perigo!

No dia 10/09, o governador Ronaldo Caiado esteve na Chapada dos Veadeiros para anunciar o lançamento do “Projeto Gênesis”, num evento fechado e exclusivo para autoridades e empresários. Conforme o lançamento, trata-se de um projeto de “desenvolvimento sustentável” que visa “transformar” o Nordeste Goiano, incluindo 20 municípios. No evento, o governo afirmou contar com um grupo de 11 consultorias através de R$ 4 milhões oriundos de compensações ambientais.

Também foi apresentado o projeto arquitetônico do Parque Estadual Águas do Paraíso (vulgo: Rio dos Couros). Um projeto megalomaníaco e de alto impacto ambiental, que demonstra o distanciamento que o governo e os empresários envolvidos têm com a tal “sustentabilidade”, a preservação do Cerrado e as pautas mais urgentes.

TEMOS MUITAS PERGUNTAS:
– Houve licitação para a contratação dessas 11 consultorias e do instituto que fará a gestão desse recurso? – Por que o projeto foi construído sem a participação da sociedade civil e dos conselhos que representam essa sociedade? – Qual é o impacto ambiental desse projeto e de suas construções, completamente fora do contexto de sustentabilidade, na região da Catarata do Rio dos Couros? – O que acontecerá com as comunidades assentadas no entorno do Rio dos Couros? – E a infraestrutura básica, nesses 20 municípios, será implementada quando?

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – @semadgoias não fez, sequer, uma consulta pública. Que tipo de sustentabilidade predatória é essa que não escuta e nem envolve a comunidade local?

PRIORIDADES E NECESSIDADES REAIS: Plano Diretor Atualizado, Saneamento Básico, Aterro Sanitário, Maternidade, UTI, Delegacia da Mulher, Casa de Acolhimento, Capacitação para Jovens e investimentos nos projetos que já existem.

CHEGA DE COLONIZAR E CAPITALIZAR A CHAPADA! GÊNESIS AQUI NÃO!

Para ver os detalhes do projeto, acesse a página @ronaldocaiado.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *