Agricultura no oceano: nova técnica cultiva vegetais embaixo d’água
Foi a combinação da paixão por mergulho e jardinagem que moveu o italiano Sergio Gamberini a desenvolver uma nova possibilidade de cultivo de plantas e vegetais, e principalmente um novo local para o plantio: o oceano. Tudo começou com a busca por um ponto ideal para plantar manjericão e, assim, alimentar o desejo insaciável pelo molho pesto – fundador da empresa de equipamentos de mergulho Ocean Reef Group, Gamberini naturalmente acabou mirando o mar em busca da resposta, e imaginou como seria plantar manjericão e outros cultivos embaixo d’água.
Cada espaço possui um medidor de temperatura, gás carbônico, umidade e oxigênio para determinar a saúde de cada planta, cultivada na maior parte dos casos em técnica hidropônica ou sem solo. A técnica é sustentável, utilizando luz solar como fonte de energia, e água do mar dessalinizada como primeira fonte de água para hidratar a plantação. Mas não somente: outro método aproveita a evaporação dentro de cada célula, condensada e formando água fresca, reutilizada para alimentar as plantas.
Tal ponto é fundamental, considerando que cerca de 70% da água limpa do mundo é utilizada pela agricultura. Além disso, o sistema da Nemo’s Garden não utiliza pesticidas, agrotóxicos ou outros venenos, e se protege de fenômenos como tempestades, ciclones ou mesmo mudanças de estação, permitindo o cultivo ao longo de todo o ano. O potencial mais importante para o projeto, porém, é aplicar tal técnica em áreas onde, por motivos variados, a agricultura é uma prática difícil: a novidade se oferece como alternativa interessante para o desenvolvimento de um novo e funcional sistema agrícola.