Mudança na funcionalidade “arrasta para cima” irá facilitar a vida de usuários no Instagram
Segundo a especialista em mídias sociais Rejane Toigo, ao liberar o acesso a links nos stories a contas com menos de 10 mil seguidores, o Instagram permitirá que pequenos empreendedores e influenciadores extraiam mais benefícios da ferramenta
O Instagram anunciou recentemente que realizará mudanças que prometem modificar a forma como as empresas divulgam suas marcas na plataforma. Até o momento, para acessar links nos stories da plataforma, utilizava-se a funcionalidade “arrasta para cima”. A partir do dia 1º de setembro, esse recurso deixará de existir e o acesso dos usuários aos links se dará por meio do clique em “figurinhas”.
A produtora de conteúdo, especialista em redes sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, vê com bons olhos a alteração. Para ela, o recurso “arrasta para cima” não é orgânico. “Algumas pessoas, principalmente as menos digitalizadas, que não estão familiarizadas com a plataforma, não entendem seu funcionamento direito, o que torna sua experiência na rede menos proveitosa”, explica. Para Rejane, o ato de clicar é muito mais instintivo e deve facilitar a vida da maioria dos usuários, caracterizando-se como uma evolução da plataforma.
O que deve ser celebrado ainda mais, de acordo com Rejane, é o fato de que o Instagram deixou de limitar o acesso à ferramenta que permite utilizar links nos stories apenas a quem tem mais de 10 mil seguidores. “Isso democratizará o acesso a esta funcionalidade, possibilitando que pequenos empreendedores e micro e nano influenciadores (que ainda não haviam chegado a 10 mil seguidores) extraiam mais benefícios da ferramenta, para fazer parcerias e publiposts, contribuindo assim para a maior divulgação de seus negócios”, diz.
Além do fim da função “arrasta para cima”, o Instagram ainda acabou com o aplicativo de vídeo IGTV. A produtora de conteúdo explica que este feed paralelo, construído para abrigar vídeos com durações mais extensas, não existe mais, sendo substituído por uma aba que comporta vídeos em diversos formatos e durações, de poucos minutos até três horas, por exemplo. “Embora essa alteração ainda não seja contemplada por todos os aparelhos e contas, houve uma democratização do acesso, já que facilitou a postagem e a utilização dos vídeos”, diz.
Para Rejane, estas modificações realizadas pelo Instagram são de suma importância aos profissionais do marketing digital e, também, a empreendedores digitais, pois estimulam sua atuação e seu desenvolvimento profissional. Conforme a especialista em mídias sociais, enquanto Youtube e Twitter são plataformas com funcionalidades mais perenes, o Instagram está sempre se atualizando, se modificando, criando novas experiências ao usuário, desenvolvendo tendências. “Assim, aquele que trabalha com marketing digital, até mesmo os empreendedores, precisam estar constantemente estudando e se atualizando para extraírem sempre o melhor da plataforma”, explica.
O objetivo das constantes modificações do Instagram em suas funcionalidades, de acordo com a fundadora da Like Marketing, é melhorar a experiência do usuário. “É isso que justifica o nosso empenho em buscar entender e estudar o comportamento da plataforma e de suas transformações: atender melhor os usuários, o que significa atender melhor os clientes também”, explica.
*Com informações da Assessoria Jimenes Comunicação.