AGITOS PARALÍMPICOS: CONHEÇA O SÍMBOLO DAS PARALIMPÍADAS
As Paralimpíadas de Tóquio começaram semana passada e já renderam matérias aqui no Mega Curioso, seja sobre sua história, seja sobre as instalações para os atletas com deficiência. Além disso, os jogos já renderam muitas medalhas para o Brasil, que é uma potência paralímpica.
Contudo, se você está acompanhando os jogos paralímpicos pela primeira vez, talvez tenha reparado que a bandeira é diferente dos clássicos anéis olímpicos, que vimos todos os dias, durante as últimas semanas. Há três elementos, com cores semelhantes — azul, vermelho e verde, faltando apenas o amarelo e o preto dos outros dois anéis —, porém as linhas são diferentes. O que é esse símbolo paralímpico, afinal?
Espírito em movimento
O símbolo das paralimpíadas são os agitos paralímpicos: linhas assimétricas que representam movimento (em latim, agito quer dizer “eu me movo”). Todas circulam o mesmo ponto no centro da bandeira, representando os esforços do Comitê Paralímpico Internacional em juntar os atletas de todo o planeta para competir. O azul, o vermelho e o verde são as cores que mais aparecem em bandeiras de todo o mundo e também reforçam esse aspecto internacional. Essa simbologia dos agitos paralímpicos tem tudo a ver com o lema do evento: Espírito em Movimento.
Porém, a bandeira com os agitos paralímpicos é um símbolo relativamente recente, pois foi criado por uma agência de publicidade que havia sido contratada para modernizar a bandeira paralímpica em 2003. Anteriormente, eram usados os “pa”, símbolos coreanos — isso porque a primeira edição organizada junto das olimpíadas foi os Jogos Paralímpicos de 1988 em Seul.
Em 2019, os agitos paralímpicos receberam mais uma pequena mudança, com as cores mais brilhantes e semelhantes às dos anéis olímpicos, além do realinhamento dos três elementos no desenho. Então, essa é a bandeira que vemos nas Paralimpíadas de Tóquio.
*Com informações do Mega Curioso