As Fitas de Poughkeepsie – Imagem: Reprodução

Os filmes de terror mais pesados que vão fazer você se arrepiar

Confira essa lista de filmes que a Pepper separou para você assistir de luz acesa e de olhos bem abertos

Um sustinho de leve não faz mal a ninguém, principalmente quando eles são promovidos por produções cinematográficas que te prendem tanto na história a ponto de te dar medo de ir até ao banheiro sozinha depois. Independentemente se o filme de terror tem espíritos, criaturas de outro mundo, serial killers ou maldições, há sempre aquela história que te deixará de cabelo em pé.

E se você é dessas que adora desafiar a sua própria coragem, a lista a seguir te inspirará a fazer uma maratona, regada a muita pipoca, sua bebida preferida e muitos gritos. Confira!

Espíritos: a morte está ao seu lado (2004)

Depois de atropelarem um pedestre sem prestar socorro, o casal Thun e Jane passam a presenciar alguns acontecimentos assustadores: sono dela é atormentado por pesadelos quase todas as noites, enquanto ele encontra diversos espíritos em suas fotografias. Os dois decidem investigar os fatos enquanto seus melhores amigos morrem sem explicações.

A produção de suspense e horror tailandês deixa muita gente com medo de fantasmas sem dormir durante a noite, e constantemente olhando para debaixo da cama também.

O filme fez bastante sucesso na época, chegando a ganhar um remake americano em 2008 com o mesmo título. Portanto, não confunda a produção tailandesa com o estadunidense, beleza?

Espíritos: a morte está ao seu lado – Imagem: Reprodução

O Grito (2004)

Definitivamente o público ocidental não está preparado para o cinema oriental. Ou somos muito preguiçosos para entender, ou somos burros mesmo. O cinema oriental nunca foi bem divulgado em nosso país, o que faz com que muitas pessoas torçam o nariz e muitos filmes acabam injustiçados por isso.

Um exemplo disso, é O Grito que conta a história de Karen, uma assistente social que está de intercâmbio no Japão com o namorado, e certo dia é designada a tomar conta de uma velhinha americana autista, depois da assistente anterior sumir misteriosamente.

No primeiro dia, Karen vê um espírito que a deixa em estado de choque e mata a velhinha. O filme é contato com a narrativa fragmentada, com idas e vindas no tempo, mostrando inclusive a família da tal velhinha que adquiriu a casa no Japão, além de toda a maldição que ronda o local.

O Grito – Imagem: Reprodução

As Fitas de Poughkeepsie (2009)

No estilo “falso documentário”, este filme narra a história de um serial killer e de seus macabros crimes na cidade de Poughkeepsie, nos Estados Unidos. A história é baseada em um caso real, e o longa foi feito a partir das 800 fitas nas quais o criminoso gravou seus assassinatos, encontradas pela polícia em 2001.

O filme estreou em 2007, mas foi proibido em diversos países. No Estados Unidos, o longa não obteve permissão de exibição por 10 anos, estreando apenas em 2018. Até hoje, As Fitas de Poughkeepsie é considerado um dos filmes de terror mais assustadores da história do cinema.

As Fitas de Poughkeepsie – Imagem: Reprodução

Sobrenatural (2010)

Quando o professor Josh e a pianista Renai Lambert se mudam para sua nova casa, seu filho sofre um acidente e acaba entrando em coma profundo. Ao mesmo tempo, fenômenos sobrenaturais começam a aparecer pela casa e parecem tentar se aproveitar da mente desprotegida da criança. Desesperados e certos de que a casa é mal assombrada, eles se mudam imediatamente. Contudo, o mal não estava na casa.

O longa mistura um clima de terror psicológico com o estilo dos filmes de terror dos anos 1990, cheio de sustos, ruídos misteriosos e outros elementos de deixar os espectadores arrepiados.

Sobrenatural – Imagem: Reprodução

A Entidade (2012)

O filme acompanha o escritor de romances policiais Ellison e os incidentes que vivencia com sua família após se mudarem para sua nova casa.

No sótão do imóvel, Ellison encontra rolos de filmes. Ao assisti-los, ele descobre que as gravações mostram macabros assassinatos, e decide investigar o que aconteceu. É a partir daí que uma entidade tenebrosa passa a botar toda a família do escritor em risco. Apesar de ter uma trama relativamente clichê, o filme traz um roteiro bem construído, com excelentes atuações e sustos que deixam o espectador com medo mesmo após terminar de assistir.

A Entidade – Imagem: Reprodução

Corrente do Mal (2014)

A premissa desse filme é uma maldição passada de pessoa para pessoa através de uma relação sexual. Isso pode parecer um pouco absurdo, mas não deixe que isso te impeça de dar uma chance a ele.

Amplamente aclamado pela crítica e pela audiência, este filme tem início quando a protagonista Jay descobre que seu namorado lhe passou uma maldição, na tentativa desesperada de não ser morto. A jovem começa a ser perseguida por uma entidade que só pode ser vista pela pessoa que for a atual portadora da maldição. Caso a entidade consiga matá-la, ela tentará matar em seguida o portador anterior da maldição. Destacado como um dos filmes de terror mais assustadores por muitos espectadores, este longa proporciona uma experiência verdadeiramente aterrorizante.

A Corrente do Mal – Imagem: Reprodução

O Babadook (2014)

A trama agoniante deste filme acompanha a viúva Amélia e seu filho de seis anos, Sam. Certo dia, o menino começa a se comportar de forma estranha, acorda todas as noites e diz ter medo de um monstro imaginário. O menino pede para que a mãe leia um livro chamado O Senhor Babadook, que misteriosamente foi parar na estante da casa. O livro fala de uma entidade sobrenatural que causa tormentos a partir do momento em que a pessoa fica ciente de sua existência.

Sam acredita o Babadook é o monstro que os persegue, mas Amélia insiste que não passa de coisas da sua cabeça. Novos e intrigantes incidentes vão fazendo com que ela acredite em seu filho. Em 2021, O Babadook foi eleito o 8º filme mais assustador pelo site Broadband Choices, que realizou uma pesquisa usando monitores cardíacos nos espectadores.

O Babadook – Imagem: Reprodução

Corra (2017)

Acostumado com o estranhamento das pessoas, Chris questiona a namorada se ela teria avisado aos pais o fato dele ser negro, e Rose responde que isso não era necessário, pois seus pais não são racistas e que seu pai, se pudesse, votaria em Obama por uma terceira vez.

Quando Chris vai conhecer a família da namorada, ele é aparentemente bem recebido, mas há a constante sensação de estranhamento no ar, aumentada com o fato dos empregados da casa serem todos negros e, pelo visto, bastante reprimidos. Rose também se incomoda com a situação, mas o casal permanece para a festa que vai acontecer no final de semana.

Tudo isso acontece nos primeiros 20 minutos de filme, mas não dá para entrar em maiores detalhes sobre a trama sem prejudicar a experiência do leitor. É possível, no entanto, adiantar que se trata de uma obra muito original e bem sucedida na construção de um clima de suspense e terror. Há momentos realmente tensos.

Corra – Imagem: Reprodução

It – A Coisa (2017)

Um grupo de amigos se junta para investigar uma série de desaparecimentos de outras crianças em Derry, uma pequena cidade do estado do Maine, e acabam enfrentando seus maiores medos diante de Pennywise, um palhaço assassino com um histórico bastante violento.

A obra adaptada de Stephen King é um clássico da literatura, e a história de terror mais temida de todos os tempos recebeu uma segunda versão para o cinema, lançada em 2019, onde o grupo de amigos voltam adultos.

It: a Coisa – Imagem: Reprodução

Hereditário (2018)

O filme traz uma narrativa ambígua que convida o espectador a entrar na mesma dúvida vivenciada pelos protagonistas: aquilo pelo que estão passando é parte de distúrbio mentais ou alguma manifestação sobrenatural?

Após a morte da reclusa avó, fenômenos estranhos começam a acontecer ao redor da família. Com os incidentes se tornando cada vez mais macabros, alguns dos membros veem indícios de atividades sobrenaturais, outros insistem em suas crenças científicas e no histórico de distúrbios psicológicos da família.

Hereditário – Imagem: Reprodução

Nós (2019)

Na trama, uma família viaja para a antiga casa de praia de seus avós em Santa Cruz, na Califórnia. A diversão então é interrompida quando, durante a noite, eles são atacados por um grupo de clones mal intencionados, carregando tesouras douradas e vestindo trajes vermelhos. 

O filme é uma reflexão profunda sobre o medo, no qual serve da impressão de ameaça constante, onde a narrativa apela ao nosso instinto de proteger aquilo que é nosso e ao medo do desconhecido ou daquilo que não compreendemos. Trata-se de um retrato desse estado de alerta e a necessidade de encarar a todos como potenciais inimigos, para que não venham tomar aquilo que é nosso. No entanto, é esse mesmo sentimento que pode trazer à superfície o pior de nós mesmos.

Nós – Imagem: Reprodução

Midsommar (2019)

A trama acompanha Dani, uma jovem que passa pelo trauma desesperador de descobrir que sua irmã bipolar matou seus pais e cometeu suicídio.

Ainda se recuperando do luto, algum tempo depois ela aceita viajar com seu namorado para Suécia, para visitarem uma comunidade tradicional. Lá, contudo, o grupo participa de um ritual que acaba resultando em mortes macabras. Muitas vezes sob o efeito de drogas oferecidas no ritual, Dani não consegue entender ou se livrar do que acontece ao seu redor, e cada momento vai ficando mais perturbador.

Midsommar – Imagem: Reprodução

E aí, você já assistiu algum desses filmes? Se sim, conta pra gente nos comentários!

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *