Cientistas propõem instrumento bizarro para combater obesidade
Aparelho tranca a boca com imãs e deixa espaço apenas para respirar, beber água e falar
Cientistas da Universidade de Ontago, na Nova Zelândia, apresentaram uma medida insana para combater a obesidade: um mecanismo que impede alguém de abrir a boca mais de 2 mm.
O DentalSlim Diet Control é preso nos dentes com parafusos feitos sob medida e usa imãs poderosos para impedir que a mandíbula seja aberta.
O portador do restritor abre a boca o suficiente apenas para falar, respirar e beber água. Nenhuma comida cabe na abertura.
Segundo os próprios registros dos cientistas, participantes dos testes com o aparelho perderam 6,36 kg em duas semanas.
O estudo ressalta ainda que os cobaias da pesquisa “estavam motivados para continuar com sua jornada para perder peso”.
Como era de se esperar, o aparelho foi amplamente criticado em redes sociais, chamado de “bizarro”, “assustador” e “inacreditável”. Além disso, foi comparado com instrumentos de tortura.
Como resposta, o professor Paul Brunton, pró-vice-reitor de Ciências da Saúde da Universidade de Otago, defendeu o instrumento, dizendo que é menos invasivo e com menos consequências que procedimentos cirúrgicos.
“A principal barreira para as pessoas perderem peso com sucesso é a adesão e isso as ajuda a estabelecer novos hábitos, permitindo que sigam uma dieta de baixa caloria por um período de tempo”, disse Brunton, sobre o DentalSlim Diet Control.
O pesquisador ainda ressalta que o feedback de colegas de profissão foi positivo.
O jornal The New Zealand Herald lembrou que métodos do tipo, que impedem alguém de abrir a boca, foram aplicados nos anos 80, mas trouxeram riscos bastante sérios.
Em primeiro lugar, a possibilidade de engasgo durante vômitos. Além disso, portadores de aparelhos do tipo desenvolveram problemas gengivais e até distúrbios psiquiátricos agudos.
*Com informações do R7