‘Miss Brasil’: quem é a 1ª mulher trans a participar do concurso de beleza
A brasileira Rayka Oliveira se tornou a 1ª mulher trans a participar do concurso ‘Miss Brasil’, principal torneio de avaliação de beleza do Brasil. Ela irá representar o Centro Goiano em uma disputa com outras 48 candidatas.
“Demorei para assimilar. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida, já que oportunidades são raras para a comunidade LGBTQIA+. Hoje já absorvi melhor e posso dizer que estou muito feliz de viver este sonho”, contou a jovem de 26 anos à coluna ‘De faixa à coroa’, da Folha de São Paulo.
A goiana afirmou que a participação no concurso abriu portas para que ela entrasse no mercado de modelo e de influenciadora digital. “Acho que começaram a ter uma visão diferente, sem medo de vincular a imagem de uma mulher trans a um produto. Meu título de miss abriu muitas portas para que eu trabalhasse como modelo. Fiz campanhas de moda e divulgações de marcas, produtos e serviços. Uma delas, inclusive, foi para um produto estético nacional, e recentemente fui procurada por um aplicativo de delivery de refeições”, contou à Folha.
Rayka afirma que está pronta para ganhar o concurso e representar o Brasil no Miss Mundo, o mais antigo concurso de beleza do planeta. A final do concurso será transmitida pelo Youtube da Confederação Nacional de Beleza (CNB), às 19h30 dessa quinta-feira (19).
Em 2018, a Espanha elegeu uma transsexual como sua representante para o Miss Universo. Angela Ponce se tornou a primeira mulher trans a competir em um concurso de beleza internacional.
*Com informações do Hypeness.