Salto do Itiquira – Foto: Reprodução

5 lugares para conhecer em um bate-volta de carro em Formosa

Se você deseja sair um pouco da rotina para relaxar, saiba que você não precisa ir muito longe.Conheça esses lugares surpreendentes!

Em meio ao Cerrado, a cidade de Formosa está localizada a apenas 75 km de Brasília. O destino oferece belezas naturais únicas com muitas cachoeiras, grutas e trilhas, e ainda abriga uma das maiores quedas d’água do Centro-Oeste, com 168 metros de queda livre.

Apesar de ser uma região com muito potencial, Formosa vem aos poucos se posicionando dentro do cenário turístico no Goiás, estado que tem a Chapada dos Veadeiros como seu principal atrativo natural. É possível conhecer a região por contra própria ou contratando agências de Brasília que oferecem pacotes para visitar atrativos na região.

Confira abaixo as indicações da Pepper!

Cachoeira do Bisnau

É o destino ideal para quem curte uma boa aventura, mas também para aqueles que pretendem se reconectar com a natureza. Encontrada em meio ao denso cerrado, a Cachoeira do Bisnau se fecha sobre um vale que forma suas quedas d’água.

É um belíssimo lugar formado por cachoeiras, cavernas e outras atrações naturais que são de cair o queixo. No entanto, para quem está realmente interessado em conhecer a Cachoeira do Bisnau, vale considerar que a trilha até lá é um pouquinho complicada. A parte inicial é tranquila, mas do meio para o final existem alguns obstáculos, que no fim, o esforço todo vale à pena.

Cachoeira do Bisnau – Foto: Reprodução

Salto do Itiquira

O Salto do Itiquira é um dos atrativos mais conhecidos de Formosa, com a maior queda d’água acessível do Brasil. A cachoeira de quase 170 metros de altura conta com acessibilidade e boa infraestrutura garantidas, pois o acesso é todo por uma trilha pavimentada que leva ao poço.

O nome, que veio do rio Itiquira, é de origem tupi-guarani e significa “água que cai do alto”. Um roteiro perfeito para famílias e visitantes de todas as idades!

Salto do Itiquira – Foto: Reprodução

Cachoeira do JK

O que tem de bonita, ela tem de difícil acesso. Para encontrar a queda que forma um poço esverdeado em meio a rochas marrons e o cerrado, é preciso escalar pedras escorregadias e correnteza de água, que no fim, o esforço vale à pena.

Dentro de dois paredões de rochas avermelhadas nasce a queda d’água que integra a lista de visuais mais impressionantes da região. Para quem quer desbravar o entorno, ao redor da cachoeira ainda há uma porção de quedas menores, com águas transparentes e pequenas piscinas próprias para banho.

Cachoeira JK – Foto: Reprodução

Cachoeira do Indaiá

Localizada na Fazenda Citates, a Cachoeira do Indaiá é o segundo atrativo mais conhecido de Formosa. Ela tem esse nome, pois há uma grande quantidade de palmeiras Indaiá na região, o que faz do lugar ainda mais bonito.

A cachoeira faz parte de uma propriedade particular e ao longo da trilha existem várias quedas d’água. Todas são apropriadas para banho, com ótimos poços para todas as idades.

Cachoeira do Indaiá – Foto: Reprodução

Parque EcoBocaina

O EcoBocaina é um complexo de ecoturismo sustentável, que proporciona diferentes atividades em contato com a natureza: trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, mirantes, rapel e voo duplo de parapente.

Com 597,5 hectares, a área é bem grande e é possível fazer várias trilhas como: Trilha dos Mirantes, Trilha Desafio do Camaleão, Trilha Encontro das Águas, Trilha Desafio Bocaina.

A Fauna e Flora do local chamam a atenção pela sua biodiversidade. São mais de 50 árvores com nomes populares e científicos, pássaros e animais silvestres monitorados com câmeras noturnas, em parceria com as equipes Savana Brasileira e Brasília é o Bicho. É um verdadeiro refúgio de espécies em extinção!

Parque EcoBocaina – Foto: Reprodução

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *