Youtuber “caçador de emoções” é preso por invadir ilha de povo isolado
O youtuber Mykhailo Viktorovych Polyackov, de 24 anos, foi detido por autoridades da Índia após navegar até Sentinela do Norte, uma ilha no Oceano Índico, para tentar contato com os sentineleses, considerados um dos povos mais isolados do mundo. Além de ilegal, a empreitada era perigosa, já que a tribo vive sem contato com o mundo moderno.
Foi em 29 março que Polyakov navegou rumo à ilha em um pequeno bote para tentar observar os nativos e usou binóculos para ver o local, mas não notou ninguém. Segundo informações da polícia indiana, mesmo assim ele foi à praia, levou uma câmera GoPro para tentar filmar o encontro e deixou um coco e uma lata de Coca-Dola diet como “oferendas”.

Depois, Polyakov usou um apito para tentar chamar a atenção dos indígenas. Como não teve sucesso, ele voltou ao seu barco, mas foi visto por pescadores próximos que o denunciaram às autoridades. Ele foi preso em 31 de março após retornar ao porto Blair.
De acordo com H. Singh Dhaliwal, chefe de polícia da Ilhas Andaman e Nicobar, o turista — descrito por ele como um “caçador de emoções” — se apresentou em um tribunal local e ficou preso de forma preventiva por três dias para ser interrogado.
A Survival International, organização que representa e defende direitos dos povos indígenas, declarou que o incidente foi um risco tanto à vida do youtuber quanto à dos nativos. A colocação não é sem motivo: como a tribo vive isolada, seus membros não têm imunidade contra doenças modernas, e qualquer contato com patógenos pode ser fatal.
Quem é Mykhailo Viktorovych Polyakov
Filho de pai ucraniano, Polyakov publica vídeos de viagens a destinos extremos em seu canal no YouTube — uma das sequências lá disponibilizadas mostra como sua viagem ao Afeganistão, onde aparece com armamentos que descreve como pertencentes a membros da organização terrorista Talibã.
As autoridades locais declararam que esta não foi sua primeira viagem à região. Em outubro, os funcionários do hotel em que o youtuber se hospedou o impediram de ir a Sentinela do Norte; já em janeiro, ele alcançou a Ilha Baratang e filmou membros da tribo Jarawa.
*Com informações de Canal Tech