Pílula anticoncepcional masculina está mais próxima de se tornar realidade
Graças a um grande financiamento, o método pode estar disponível em dois anos – finalmente!
Apesar da tecnologia científica avançar com rapidez, a questão do controle da natalidade sempre se restringiu às mulheres com métodos anticoncepcionais femininos. No início de 2021, uma petição foi lançada exigindo formas para aliviar a dor daqueles que se submetem a procedimentos de inserção e remoção de dispositivo intra-uterino (DIU) – o que levantou também a discussão de que, para evitar gravidez, apenas pessoas com útero devam sofrer efeitos colaterais desconfortáveis.
Então, a Fundação Bill e Melinda Gates, criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a ex-esposa, Melinda Gates, fizeram uma doação de US$ 1,7 milhão para os pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, para o desenvolvimento do primeiro anticoncepcional masculino seguro e eficaz.
De acordo com Chris Barratt, Professor de Medicina Reprodutiva na Escola de Medicina da Universidade de Dundee, não houve nenhuma mudança significativa no campo da contracepção masculina desde o desenvolvimento do preservativo. “Esperamos enfrentar essa desigualdade e já fizemos progressos”, disse.
“Ao final deste período de dois anos, gostaríamos de ter identificado um composto de alta qualidade que possamos progredir para os primeiros estágios de desenvolvimento de medicamentos. Isso seria um passo significativo para o campo e poderia ser a chave que abre uma nova era na contracepção masculina”, completou.
Em 2016, surgiram esperanças de que um contraceptivo masculino, na forma de spray nasal, pudesse estar em desenvolvimento. Embora isso não tenha acontecido (ainda), agora podemos ter esperança de que a Universidade de Dundee possa fazer essa descoberta.
*Com informações da Glamour