imagem: reprodução

5 tipos de pais que já vimos no cinema

Pai do tipo exemplar, protetor, batalhador, companheiro e patriarca: com qual tipo seu pai mais se parece? Relembre as figuras paternas mais importantes dos filmes

Neste fim de semana comemora-se o Dia dos Pais, uma data sempre muito importante, seja para aqueles que têm os seus por perto, para os que estão longe e, é claro, até mesmo para quem aproveita a ocasião para buscar na memória seus melhores momentos junto a essa pessoa tão importante em nossas vidas.

Aproveitando essa data tão especial, a Pepper preparou uma lista para relembrarmos produções que abordam relação entre pais e filhos no cinema. Vamos conferir?

Exemplar – O Rei Leão

Foto: Reprodução

Mufasa, o sábio rei, passou pouco tempo com seu filho Simba, mas nos mostra uma ligação gigante. Sempre ensinou os melhores valores para o filho em sua criação: coragem, ética, bondade e liderança. Um pai austero, mas nunca sem sentimentos. Pondera muito as situações, ele é firme quando tem de ser, mas alivia quando é necessário. A grande lamentação é justamente a morte prematura desse pai, mas o que vale é que o tempo que esteve ao lado do filho mostrou como é ser um verdadeiro pai. Assim como sua morte é um dos momentos mais tristes do filme, o seu reencontro, através de uma visão ou espírito, com o Simba já adulto em um diálogo dolorido, mas esperançoso, é um dos mais emocionantes da história do cinema. Não é fora do comum encontrarmos “paizões” nas telas, mas Mufasa merece seu devido destaque por ser o exemplar de como todo progenitor deveria ser. E assim permanece quase vinte anos depois de ter estreado nas telonas.

Batalhador – A Procura da Felicidade

Foto: Reprodução
 

O filme retrata um pai que luta com a vida, mas nunca deixa o filho de lado. Chris Garner, interpretado por Will Smith, passa por situações bem delicadas, chegando a dormir até mesmo em um banheiro público quando não tinha teto. Ele foi deixado pela esposa e muitas vezes não tinha dinheiro quando seu filho pedia algo, porém nunca deixou de fazer o melhor por ele, mesmo nas situações mais difíceis que enfrentou. Foi um pai como ninguém, fez seu melhor e ensinou uma grande lição de vida para seu filho: que quando você quer algo, acredita e luta por isso, mais cedo ou mais tarde as coisas acontecem, é só não desistir. Ele é nosso exemplo de pai.

Companheiro – A Vida é Bela

Foto: Reprodução

Esse não pode faltar em lista nenhuma quando o assunto é pai. Guido é um judeu que foi separado de sua esposa e levado com seu filho para um campo de concentração, durante a segunda guerra mundial. A partir disso, ele faz de tudo para preservar a inocência do menino, e com muita imaginação faz com que o filho nem suspeite que eles estejam no meio de uma guerra. Guido nos ensina que mesmo em situações extremamente difíceis, um pai tem o papel de proteger seu filho de tudo o que pode lhe fazer mal, de tudo o que pode trazer medo e, mesmo que você esteja dilacerado por dentro, às vezes é necessário sorrir. Sem dúvidas é um dos maiores exemplos de pai do cinema, aquele que é o mais forte do mundo.

Patriarca – O Poderoso Chefão

Foto: reprodução

Representando a patriarcalidade mais do que ninguém, está Don Vito Corleone, um chefão da máfia que, como todo bom italiano, coloca a família em primeiro lugar. Neste filme, Don Vito Corleone e seu filho Michael tem gênios completamente diferentes. Enquanto o primeiro é o comandante de uma poderosa máfia italiana e um pai extremamente opressor, o segundo é um capitão da marinha educado e sensível e que não faz a menor ideia da forma como a família funciona. Eles tentam ao longo do filme se entender e acabam tendo uma das relações mais marcantes entre pai e filho do cinema.

Superprotetor – Procurando Nemo

Foto: reprodução

Para quem é fã de carteirinha dos filmes da Disney sabe que a maioria das produções sempre tem uma lição valiosa a ser aprendida. O problema é que, quando nos damos conta, o choro já começou, não é mesmo? É justamente o caso do clássico “Procurando Nemo”. Depois de perder a esposa e toda a ninhada, Marlin não poderia deixar de ser um pai superprotetor com Nemo, seu único filho sobrevivente e mega teimoso. Quando chega os momentos emocionantes é que damos conta de que ali se encontra uma bela história de um pai que faz de tudo pelo seu pequeno filho. E ahhh, o resto da história você já conhece, né?

A gente podia continuar a lista com inúmeros tipos de pais, mas escolhemos cinco que são grandes exemplos. Neste dia especial, a Pepper deseja a você, que já é pai, toda a felicidade do mundo e, para você que é filho, que mostre o quanto ama seu pai.

*Redação Revista Pepper

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *