Pix por aproximação: confira bancos e maquininhas que já aceitam
Serviço estará disponível apenas para quem tem celular com sistema operacional Android, via acesso à carteira digital Google Pay. Usuários do iPhone ficarão de fora, ao menos por enquanto.
O Pix por aproximação ou biometria estreou nesta sexta-feira. Com a nova função, os brasileiros poderão fazer um Pix sem precisar entrar no aplicativo do seu banco de relacionamento, seja em lojas físicas ou on-line.
Com a redução do número de etapas necessárias para finalizar a operação, pagar com Pix ficará bem mais fácil. Em compras presenciais, bastará aproximar o celular das maquininhas, assim como já acontece com os cartões, por meio de carteiras digitais. No comércio eletrônico, o cliente poderá finalizar o pagamento clicando na chave Pix de sua escolha.
Só será preciso cadastrar previamente as chaves em uma carteira digital, no caso de compras físicas com o celular, ou nos sites das lojas on-line, e depois confirmar a operação com biometria, reconhecimento facial ou senha, a depender do caso.
Neste primeiro momento, o serviço estará disponível apenas para quem tem celular com sistema operacional Android ecom acesso à carteira digital Google Pay. Usuários do iPhone ficarão de fora, ao menos por enquanto. Isso porque a Apple não solicitou licença para operar a nova modalidade.
Até esta sexta, a novidade estava em fase de piloto. A partir de agora, as principais instituições financeiras do país serão obrigadas a aceitar pagamentos iniciados fora de seus ambientes.
Confira os bancos e maquininhas que já aceitam o serviço
Na primeira etapa, a opção estará disponível para clientes do Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, C6, Caixa Econômica Federal, Inter, Itaú, Mercado Pago, Nu Pagamentos, Original, PicPay, Pagseguro, Santander e Sicredi — e outras instituições que fazem parte de seus grupos. No ano que vem, abarcará os clientes de todas as instituições participantes do Open Finance.
Quinze maquininhas também já firmaram parceria com o Google Pay para aceitar pagamentos por aproximação no comércio físico: Rede, Cielo, Getnet, C6, Pagbank, Stone, Sumup, Fiserv, Safra Pay, Sicredi, Azulzinha, Mercado Pago, PicPay, bemobi e Bin.
Em relação às instituições financeiras, clientes do Itaú, C6 Bank e PicPay, Santander, BTG, Nubank, Digio e Sicredi poderão pagar com aproximação com o Google Pay.
*Com informações de O Globo