foto: pixabay

Você sabia? Veja 5 curiosidades sobre a Coreia do Sul

O país é palco de uma cultura intensamente rica, capaz de despertar a curiosidade de qualquer um com seus costumes interessantes e talvez um pouco peculiares

Estamos tão acostumados com os nossos próprios costumes que ao depararmos com costumes estrangeiros, alguns acabam levando um susto por achar as tradições um tanto quanto estranhas, é o caso da Coreia do Sul, localizada no leste da Ásia.

O país é bastante rico culturalmente, e mesmo que aprendemos um pouco sobre a história e tradições quando assistimos doramas ou escutamos algum k-pop, há muito mais do que aprender. Com o intuito de fazer você realmente mergulhar um pouco mais nessa cultura, selecionamos cinco fatos curiosos que talvez você não saiba. 

1) A idade coreana é diferente

Todos os bebês que nascem no país já nascem com um ano de idade. Na Coreia, as pessoas têm um ou dois anos a mais do que se elas vivessem em outros países. Confuso, né? Calma que a gente te explica!

Os coreanos não contam a idade a partir do nascimento e, sim, quando o bebê já está sendo formado no ventre. Porém, ao invés da criança ter nove meses ao nascer, ela já terá um ano de idade. E independente do mês de aniversário, na virada do ano todos os coreanos se tornam um ano mais velho. Por exemplo: se uma pessoa tem 25 anos no dia 31 de dezembro, no dia seguinte (1 de janeiro), ela já terá 26 anos, e quando chegar a data de nascimento dessa pessoa, ela continuará tendo 26 anos, pois a idade e o dia do aniversário não estão relacionados.

2) O tratamento com as pessoas é conforme a idade

Quem assiste produções coreanas já deve ter escutado algumas expressões como “oppa”, “hyung”, “noona” e “unnie”. Essas são algumas formas de tratamento na Coreia do Sul. Inclusive, falamos sobre esses termos recentemente, em nosso Glossário K-pop. Você pode clicar aqui e conferir!

Para os coreanos, a idade é algo muito sério, não é só um número. Eles valorizam muito a hierarquia e,por isso, é inevitável que uma das primeiras perguntas que um coreano faz ao conhecer alguém seja a idade.Essa informação vai ditar a forma como ele age, fala e se comporta perante ao novo “conhecido”, principalmente por se tratar de alguém que ainda não é íntimo.

Quando alguém tem a mesma idade que você, vocês são considerados “chingus”, cuja tradução é “amigos”. Não que vocês vão se tornar amigos logo de cara, mas essa expressão denota que poderão se tratar com uma linguagem informal.

“Oppa” é como uma menina deve chamar um rapaz com quem ela tem intimidade, se ele for mais velho, pode ser um irmão ou um namorado; “Unnie” é como ela deve chamar outra menina mais velha; “Hyung” é como um menino deve chamar outro menino mais velho. Por fim, “Noona” é como ele deve chamar uma menina mais velha, isso também vale para irmã ou namorada com mais idade.

“Sunbae” é usado para definir colegas em níveis mais altos; por exemplo, se você estuda em uma escola ou faculdade no primeiro ano/semestre, os alunos do segundo ano/semestre são seus sunbaes. Isso é tão sério para os coreanos que já causou a expulsão de uma integrante de um grupo de k-pop. Uma das garotas do grupo Bulldok mencionou o Taehyung, do grupo BTS, sem usar sunbae. Em resumo, a garota teve que dizer adeus ao seu grupo por essa atitude.

3) Coreanos valorizam muito a estética

Eles são extremamente vaidosos. É muito comum homens usarem maquiagens como base e lápis de olho, principalmente integrantes de grupos de k-pop.É bem comum também que os pais presenteiem os filhos com algum procedimento estético quando eles se formam no colegial. As principais são a modificação das pálpebras e o afinamento do rosto. Isso se deve ao fato de que estar dentro do padrão de beleza coreano é fundamental para conseguir boas oportunidades de emprego.

4) Sangue e personalidade

Os coreanos relacionam o tipo sanguíneo das pessoas com suas personalidades:

– Tipo A: pessoas com esse tipo sanguíneo tendem a ser mais introvertidas e conservadoras, embora sejam super criativas e perfeccionistas.

– Tipo B: são super apaixonadas pelo que fazem e não se prendem a modelos ou a ambientes específicos. Às vezes podem ser impacientes e desistem fácil das coisas.

– Tipo O: são pessoas super extrovertidas, que falam o que pensam, mas sempre mantendo a boa convivência. Também são conhecidas por terem a melhor personalidade dos 4 tipos de sangue.

– Tipo AB: essas pessoas podem parecer um pouco controversas, pois têm comportamentos muitos diferentes. Às vezes estão extrovertidas, mas às vezes tímidas e assim por diante.

5) Serviço Militar

Um dos assuntos mais temidos e comentados, principalmente pelos fãs de k-pop, é o alistamento militar.

Na Coreia do Sul, todo homem fisicamente apto precisa servir às forças armadas por um período de até dois anos, entre 18 e 28 anos de idade. Somente pessoas que levam algum tipo de honra ao país, como: músicos premiados e atletas de grande destaque, condecorados por medalhas olímpicas ou ouro nos Jogos Asiáticos, são isentos. É o caso do jogador Son Heung-min, titular do Tottenham, que nessa Olimpíada agora, de 2021, estaria com 28 anos, então se não tivesse levado a Coreia ao título, nas Olimpíadas passada, quando ainda tinha 26 anos, o atacante teria que se afastar do futebol profissional por dois anos.

Um fato curioso aprovado recentemente é que a Assembléia Nacional do país aprovou uma revisão da Lei do Serviço Militar, permitindo que astros do k-pop adiem seu alistamento até os 30 anos. Agora, a revisão permitirá que os idols solicitem esse adiamento caso tenham recebido medalhas do governo por elevar a influência cultural do país internacionalmente.

E você, o que achou dessas curiosidades? Comente com a gente!

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *