Enem 2024: veja como consultar sua nota

As notas da prova estão disponíveis a partir desta segunda (13) no site do Inep

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram disponibilizadas no site do instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). OS resultados estão disponíveis na página do participante e também podem ser acessados pelo aplicativo do exame.

Alguns estudantes comentaram nas redes sociais sobre instabilidades no site do Inep para visualizar as notas.

Como acessar as notas do Enem 2024?

Ao acessar a página do participante ou o app do Enem, você deve utilizar seu login único do governo federal, que consiste no CPF e na senha cadastrada. Se você esqueceu sua senha, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar seu CPF e selecionar “Esqueci minha senha”, selecionando alguma das formas de recuperação, que incluem validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular.

Uma vez que o login foi realizado, vai ter uma aba “resultados” e você seleciona o ano de 2024.

Como funciona a nota do Enem 2024?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do candidato. Trata-se de um conjunto de modelos matemáticos que representa a relação entre a probabilidade do participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área de avaliação e as características dos itens.

Em cada uma das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), o cálculo é feito a partir de uma escala que é como uma régua, medindo o nível de compreensão do participante.

A metodologia considera a particularidade de cada item, com as notas não dependendo da quantidade de questões, mas de como elas são compostas. Sendo assim, se alguém acerta as questões mais complicadas e erra as que são consideradas mais fáceis, pode ter “chutado” as respostas. A partir disso, o estudante terá uma nota inferior a quem acertou o mesmo número de perguntas mais fáceis e errou as que são mais complexas.

*Com informações do Douglas Porto, da CNN

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *