Revista número 1 de Hollywood coloca ‘Ainda Estou Aqui’ como favorito em principal ‘termômetro’ do Oscar

Vencedores de uma das mais prestigiadas premiações prévias serão divulgados na próxima semana

A corrida do Oscar não se limita ao prêmio da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, que divulga seus indicados em 17 de janeiro de 2025 e tem o evento propriamente dito marcado para 2 de março.

O glamour que a gente vê no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, é apenas o trecho final de uma longa maratona que envolve uma série de premiações prévias, algumas mais conhecidas do público em geral – como o Globo de Ouro, que não conta mais com o mesmo prestígio de outrora, ou o Screen Actors Guild Awards, organizado pelo Sindicato dos Atores – e outras mais voltadas para a crítica especializada, mas com um peso muito relevante na definição dos concorrentes e dos vencedores.

Talvez o melhor desses “termômetros” das chances de filmes e artistas no Oscar, e que é conhecido por dar a largada para a chamada temporada de premiações do cinema, é o National Board of Review, que vai divulgar os vencedores deste ano no próximo dia 4 de dezembro. E pode trazer para o Brasil excelentes notícias: segundo levantamento da ‘Variety’, principal veículo que cobre a indústria cinematográfica nos EUA, publicado nesta semana, ‘Ainda Estou Aqui’ é o grande favorito para vencer como Melhor Filme Internacional.

Fernanda Torres e Walter Salles nos bastidores de 'Ainda Estou Aqui' — Foto: Divulgação
Fernanda Torres e Walter Salles nos bastidores de ‘Ainda Estou Aqui’ — Foto: Divulgação

Não se trata de indicação e sim o título mesmo da categoria. O National Board of Review, com colegiado composto por críticos, cinéfilos e artistas, apenas apresenta os vencedores finais, e não divulga os demais concorrentes. A exceção é como Melhor Filme, no geral, onde é divulgado um “Top Ten”, que invariavelmente se repetem na lista da principal estatueta dourada do Oscar, com uma ou outra exceção.

De acordo com a ‘Variety’, ‘Conclave’ deve ser o principal vencedor do NBR. Colman Domingo é o favorito como Melhor Ator por ‘Sing Sing’; Pamela Anderson como Melhor Atriz (‘The Last Showgirl’); Denzel Washington como Melhor Ator Coadjuvante por ‘Gladiador II’; e Danielle Deadwyler como Melhor Atriz Coadjuvante.

Como fator de “preocupação” para ‘Ainda Estou Aqui’, de acordo com a reportagem, o principal rival do filme brasileiro no Oscar também pode sair com um prêmio pesado do National Board of Review, aumentando ainda mais o seu favoritismo no Oscar de Melhor Filme Internacional – a ‘Variety’ aposta em uma vitória de Melhor Direção para Jacques Audiard por seu trabalho em ‘Emilia Pérez’, candidato francês no evento da Academia.

Para efeito de comparação, em 2023, ‘Anatomia de uma Queda’ foi o grande vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional no National Board of Review e papou o prestigiado Oscar de Melhor Roteiro Original.

Selton Mello, Fernanda Torres, Guilherme Silveira e Cora Ramalho em foto promocional de 'Ainda Estou Aqui' — Foto: Divulgação
Selton Mello, Fernanda Torres, Guilherme Silveira e Cora Ramalho em foto promocional de ‘Ainda Estou Aqui’ — Foto: Divulgação

Não foi indicado a Melhor Filme Internacional por uma “barbeiragem” do país onde foi produzido, a França, que nomeou outra produção como seu representante – ‘O Sabor da Vida’.

Outro fator que comprova a credibilidade do National Board of Review como principal termômetro do Oscar é o histórico da última década. Oito vencedores da categoria de Melhor Filme Internacional no NBR foram ao menos indicados ao Oscar equivalente desde 2011, sendo que cinco desses filmes conquistaram os prêmios em ambas as cerimônias.

Confira a seguir o trailer de ‘Ainda Estou Aqui’.

*Com informações de Revista Monet

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *