‘Descoberta rara’: restauradores recuperam garrafas de bebida alcoólica do século XVIII na Flórida; veja fotos
Peças faziam parte de um navio da Frota da Prata Espanhola, que afundou em 1715 enquanto navegava de Cuba para a Espanha
Duas garrafas de vidro inglesas do século XVIII, encontradas próximo à costa da Flórida em 2021 e 2022, foram restauradas por especialistas do Laboratório de Conservação do Bureau of Archaeological Research. Os artefatos, conhecidos como “garrafas de cebola”, são achados raros devido à sua fragilidade, especialmente por permanecerem submersos por mais de 300 anos.
A Divisão de Recursos Históricos da Flórida anunciou a restauração no dia 8 de outubro em um post no Facebook. Na publicação, o departamento compartilhou fotos antigas das garrafas cobertas de cracas e fotos mais recentes dos artefatos restaurados.
A restauração foi um processo meticuloso devido à delicada condição das garrafas, que estavam incrustadas com areia e organismos marinhos.
“Retirar as camadas dessas cebolas foi certamente um desafio! Com limpeza e secagem meticulosamente lentas, as garrafas permaneceram intactas e foram consolidadas com Paraloid B-72, um consolidante à base de resina acrílica, normalmente usado na conservação de vidro e cerâmica”, informou o departamento, nas redes sociais.
As garrafas faziam parte de um navio da Frota da Prata Espanhola, que afundou em 1715 enquanto navegava de Cuba para a Espanha. Embora o navio exato não tenha sido identificado, as peças foram descobertas no Condado de Indian River e são consideradas uma “descoberta rara”, segundo Mark Ard, diretor de Relações Exteriores do Departamento de Estado da Flórida, que deu entrevista à Fox News Digital.
As garrafas de cebola, produzidas na Inglaterra, são únicas em tamanho e forma, sendo criadas artesanalmente, de acordo com Ard. Embora estivessem vazias quando encontradas, acredita-se que tenham originalmente contido algum tipo de bebida alcoólica.
— Presume-se que continham algum tipo de bebida alcoólica. Essas garrafas são muito frágeis e é incrível que elas tenham sobrevivido à destruição do navio, e depois ficado submersas por mais de 300 anos — disse Ard.
Agora, restauradas, as garrafas estão disponíveis para empréstimo em exposições de museus na Flórida, incluindo o History Miami e o Pensacola Museum of History, por meio do Programa de Empréstimo de Artefatos da Divisão de Recursos Históricos da Flórida.
*Com informações de Extra