Frustrações na internet? Confira as dicas para evitar esse tipo de comportamento nas redes sociais
Existe sempre aquela pressão para que estejamos ativos nas redes, mas o que muitos não percebem é que as mensagens que enviamos aos outros é um momento instantâneo que desejamos constantemente e às vezes nos arrependemos depois
A facilidade e a liberdade de se expressar nas redes sociais podem ser algo bastante perigoso, pois se tornou um ponto de desabafo para a maioria da galera. São mensagens carregadas de emoção ou de conteúdo questionável que podem se virar contra o dono de um post, e poucos param para pensar nisso.
Ao aderir a uma rede social, estamos sujeitos a ler todo tipo de coisa: postagens interessantes, fofas, engraçadas e até as mais chatas: indiretas e lamentações. E é obvio que você está no seu direito de postar o que quiser, mas tenha cuidado, muitos ainda não entendem a força de uma postagem e acabam encarando suas frustrações de forma desagradável.
Em conversa com a Pepper, a psicóloga Neusa Maria Batista, especialista em saúde mental, contou que durante a pandemia a necessidade de se expor nas redes sociais cresceu muito e potencializou até mesmo a dependência, por isso a importância do cuidado com o que postar, até para evitar situações embaraçosas. Ainda segundo a especialista, para evitar perrengues na internet, é sempre bom analisar antes de publicar, pois a internet é rápida e depois de postado fica difícil contornar. “Apertar um botão pode mudar tudo e até mesmo trazer consequências. Ela tem um efeito sobre as pessoas que de acordo com as notificações que você recebe pode alterar o seu humor e o seu comportamento”, conta.
Inveja, tristeza, isolamento e frustração podem ser os sentimentos desencadeados pelas redes. É o caso de Pollyana Azevedo, que diz já ter sido bastante viciada e dependente desses espaços online. A jovem conta que postava diariamente suas emoções, mas que hoje não usa com muita frequência. “Antigamente, eu postava absolutamente tudo o que eu fazia, o que eu sentia e até o que eu comia. Hoje, só publico momentos especiais e não é para mostrar aos outros, mas sim para ter aquele momento registrado mesmo.”, conta. Ela, que tinha o costume de soltar indiretas, percebeu que além de não atingir o alvo, só estava assinando um atestado de imaturidade. “Percebi o quão inútil é usar as redes sociais pra isso. Hoje eu não entendo muito bem o que me levava a reclamar de alguém para diversos seguidores em uma rede social. Não é mais fácil eu escrever diretamente para a pessoa?”, completa. A jovem ainda publica suas emoções por lá, porém evita ao máximo expor suas mágoas, agora prefere desabafar em um ombro amigo ao ter que passar vergonha mostrando ao mundo suas frustrações, sendo que pode resolvê-las de outras formas.
Segundo a psicóloga, as redes sociais têm um efeito sobre a conduta dessas pessoas que podem ser disfuncional, por isso é muito importante que as pessoas tenham um controle de responsabilidade com o que postam. “É sempre bom se perguntar se é realmente importante, qual a consequência, quem e o que ela quer alcançar com o post, isso evita exposição exagerada”.
Para evitar esse tipo de comportamento e situações na internet, se liga nas dicas que a Pepper te dá!
Indireta? Por favor, essa atitude não vale à pena
Como já falamos, a verdade é que a indireta não ajuda em nada, além de levar o receptor da mensagem a se irritar e intensificar ainda mais as provocações. Isso sem contar no fato de que, por ser uma mensagem sem ter um destinatário claro, a indireta pode atingir até mesmo as pessoas que não tenham a ver com a história, resultando em um desentendimento generalizado. Fazer isso é o mesmo que colocar mais lenha na fogueira em vez de usar água para apagá-la. E sim coleguinha, você acaba passando vergonha na internet. Se você usa as redes sociais, provavelmente você não tem mais cinco anos de idade, certo? Então, vamos evitar esse tipo de comportamento?
Ficou bêbado? Vixe, nem pense nisso!
Se você saiu para se divertir com os amigos e acabou exagerando na dose, nem pense em ficar com o celular na mão, principalmente se for para mandar mensagem para o ex. Aliás, ex é ex. E se ex fosse bom não seria ex, não é mesmo? Para evitar que você faça alguma besteira que possa se arrepender depois, entregue o celular para um amigo e não caia nessa furada.
Isso acaba ficando feio é pra você
Se quer sair para divertir, saia. Mas não saia somente para postar nas redes, soa falso para quem já te conhece. Quando você utiliza parâmetros de amigos para tomar suas decisões de consumo faz pensar que a vida do outro é mais divertida do que a sua e você acaba criando uma realidade paralela para ser exibida publicamente. A consequência disso é que você acaba elevando esse padrão tornando custos incompatíveis com sua realidade financeira, gerando um adoecimento. Segundo a especialista, isso é um problema sério, pois no dia que você atingir esse padrão, verá que falta alguma coisa: sua liberdade.
Se não tem algo relevante para compartilhar, fique em silêncio
Não precisa se fazer presente todos os dias nas redes sociais, até porque aparecer só para brigar por política ou tretar no grupo da família, melhor que nem apareça né? Entendo que nesse mundo de caos marcado por fake news e posts viralizados, fica difícil manter a sanidade na internet. Mas quer um conselho? Se desligue e acalme os ânimos! Aproveita e faça um detox completo da internet. Que tal aproveitar o isolamento e maratonar uma série? É uma boa opção para se afastar das redes.
*Redação Revista Pepper