Entenda porque o alcance de suas postagens no Instagram caem e saiba como evitar
Algumas das razões são a concorrência que as postagens orgânicas precisam enfrentar em épocas com excesso de anunciantes e anúncios; o uso inapropriado da rede social que gera sanções; e até a má qualidade do conteúdo que não desperta interesse no público
Produzir conteúdo nas redes sociais, visando a divulgação de uma marca, produto ou serviço, parece uma tarefa fácil, mas não é. Muitos perfis percebem isso quando começam a observar que seu alcance cai vertiginosamente de uma semana para outra. As curtidas e os comentários que chegavam em milhares e centenas rareiam sem motivo aparente. Afinal, continua-se postando com a mesma assiduidade e ritmo e o sucesso já não é mais ou mesmo.
A explicação para este baixo engajamento pode estar no mecanismo de distribuição de posts das redes sociais. A produtora de conteúdo, especialista em redes sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, destaca que cada ferramenta apresenta um mecanismo com características próprias. Mais especificamente sobre o Instagram, Rejane destaca quatro grandes razões que fazem despencar a relevância e consequentemente o alcance do conteúdo postado na rede.
A primeira destas razões é o excesso de anúncios. E aqui, explica a estrategista digital, é preciso ter uma melhor compreensão de como funciona a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. “Toda a vez que o Instagram precisa mostrar um anúncio ele substitui um post orgânico por este anúncio no feed de alguém”, conta. Tanto os anúncios quanto os conteúdos orgânicos disputam o mesmo espaço de divulgação e nessa concorrência o conteúdo pago sempre vence.
Podem ser anúncios relacionados a diversas ocasiões – Black Friday, eleições etc. – e até de perfis que atuam no mesmo nicho que o seu. Nesse caso, você terá que disputar espaço com empresas que buscam potenciais clientes com as mesmas características (idade, localidade etc.) e interesses. “Nas épocas em que o número de anúncios direcionado a seus seguidores sobem, o alcance de seus posts orgânicos certamente diminuirão porque a preferência do Instagram é pelo conteúdo pago”, explica.
A sua reação diante da queda de engajamento e alcance pode ser a de aumentar a quantidade conteúdos produzidos e postados. De acordo com Rejane, essa estratégia não tende a surtir efeito, já que a concorrência com os anúncios continuará. “O que deve acontecer é o alcance de cada conteúdo diminuir ainda mais e somando todos eles se obter um resultado semelhante àquele se suas publicações tivessem se mantido na mesma quantidade e frequência”, declara.
O segundo fator que pode reduzir o alcance do perfil é o uso inapropriado da ferramenta. A estrategista digital enfatiza que o Instagram tem sua política de uso, ou seja, um conjunto de regras que devem ser respeitadas. “Usar conteúdo produzido por outros sem autorização, postar vídeo e música com direitos autorais ou mensagens consideradas agressivas e até mesmo praticar spam, são alguns exemplos de atitudes que, se pegas, farão com que a rede social não entregue seu conteúdo”, diz.
A terceira razão está relacionada ao uso equivocado do Instagram. “Comprar seguidores, usar automação e hashtags banidas são exemplos de como utilizar a rede social de forma errônea e que pode acarretar a diminuição do alcance e do engajamento”, explica Rejane. No que se refere às hashtags banidas, a estrategista digital cita #sextou, que por algum tempo deixou de aparecer nos feed por ser considerada imprópria. “O meu conselho é que antes de usar qualquer hashtag você verifique se ela tem conotação pornográfica, por exemplo. Se tiver, são grandes as chances de o Instagram bloquear a distribuição do seu post”, afirma.
O quarto fator que contribui para a diminuição da relevância e alcance das postagens no Instagram é referente à qualidade do conteúdo. Para Rejane, trata-se da razão mais importante. “Provavelmente, a maioria das pessoas que reclama da queda do alcance é porque não produz conteúdo inovador, que chama a atenção ou emociona”, diz.
Nesse ponto, de acordo com a estrategista digital, é preciso assumir a responsabilidade, identificar as falhas e tentar melhorar. “Ter uma estratégia para conseguir avaliar a qualidade do conteúdo produzido (se ele está de acordo com a persona da sua clientela, por exemplo) e trabalhar suas linhas editoriais, com método de pesquisa e conteúdo, é uma ótima maneira de melhorar o alcance dos seus posts e do seu perfil”, conclui.
*Com informações da Jimenes Comunicação