Abraham Lincoln, presidente histórico dos EUA, teve diversos relacionamentos amorosos com homens, diz novo documentário
O político foi interpretado por Daniel Day-Lewis em ‘Lincoln’ (2012), dirigido por Steven Spielberg
Um documentário recém-lançado nos Estados Unidos alega que o lendário presidente norte-americano Abraham Lincoln (1809-1865) teve diversos relacionamentos amorosos com homens. A produção com as alegações tem o título ‘Lover of Men: The Untold History of Abraham Lincoln’ (em tradução livre, ‘Amante dos Homens: A História Inédita de Abraham Lincoln’).
O diretor da obra é o cineasta Shaun Peterson.
A sinopse oficial da produção diz: “‘Lover Of Men’ examina a vida íntima do presidente mais importante dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Conforme contado por proeminentes estudiosos de Lincoln e fotografias e cartas nunca antes vistas, o filme detalha os relacionamentos românticos de Lincoln com os homens.”
A sinopse ainda diz que a obra investe “na história da fluidez sexual humana e concentra-se nas profundas diferenças entre os costumes sexuais do século 19 e aqueles que defendemos hoje. O filme preenche uma importante peça que faltava na história americana e desafia o público a considerar por que temos uma visão tão limitada da sexualidade humana”.
As alegações em torno da sexualidade fluida de Lincoln são fundamentadas a partir de depoimentos de pesquisadores de universidades prestigiadas como Harvard, Columbia, Brown, Wellesley e Rutgers.
Segundo o site Page Six, um dos especialistas afirma no filme: “O Lincoln provavelmente dormiu na mesma cama com mais homens do que com mulheres”.
Abraham Lincoln consta no imaginário popular por seus empenhos em prol do fim da escravidão nos Estados Unidos. Ele foi o presidente do país durante os anos da Guerra de Secessão, que dividiu os estados do norte e do sul do país.
O longa mais célebre sobre a vida de Lincoln foi ‘Lincoln’ (2012), dirigido pelo cineasta Steven Spielberg e com Daniel Day-Lewis no papel principal. A obra venceu os Oscar de melhor direção de arte e melhor ator, para Day-Lewis. Assista a seguir ao trailer de ‘Lover of Men: The Untold History of Abraham Lincoln’:
*Com informações de Revista Monet