Novo espetáculo do CCBB fala de família, solidariedade e de novas amizades durante a pandemia

A atriz e autora Clarice Niskier, que em 2021 comemora 40 anos de carreira, estrela “Coração de Campanha no palco do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Com a chegada da pandemia do coronavírus, trazendo mudanças e agravando antigos problemas, uma questão chamou especial atenção de Clarice Niskier: o aumento da violência doméstica. O assunto despertou na atriz a urgência de fazer um contraponto e falar sobre as famílias que se reaproximaram, dos casais que passaram a se ajudar; da importância da solidariedade em meio à tantas perdas, do nascimento de amizades amorosas. O espetáculo fica em cartaz de 13 de agosto a 5 de setembro

A peça dá continuidade à parceria de Clarice com Amir Haddad, mais uma vez supervisor de direção. O bem-sucedido ‘casamento’ começou há quase 15 anos com a estreia de “A Alma Imoral” (14 anos ininterruptos em cartaz), e seguiu com “A Lista” e “A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong”.

Das reflexões de Clarice nasceu o texto que apresenta um casal surpreendido pela quarentena, em plena crise e iminência de separação. Eles não fogem dos conflitos, e este confronto desemboca em um silêncio renovador – ambos não querem mais “ter razão”, mas encontrar saídas para os problemas que foram se cristalizando com o tempo.

“Comecei a escrever intuitivamente, sem nenhuma preocupação, como se fosse um diário. Diálogos curtos sobre o mundo, a situação do planeta, a vivência dentro de casa, com a família, tudo interligado. Convidei o Isio [Ghelman, ator] para ler comigo pelo Zoom as cenas iniciais. Ficamos impactados com a leitura. Sentimos que dava ‘samba’. A partir daí decidi escrever uma peça de teatro. São dezenas de cenas curtas, entremeadas por música e silêncio”, conta Clarice.

Uma atriz e um professor universitário, casados há 25 anos, estão às vésperas do divórcio quando chega a quarentena imposta pela pandemia. Com todos os teatros fechados, ela fica sem trabalho e sem renda. Ele (Isio Ghelman), com emprego estável e salário garantido, propõe uma cooperação amigável no lugar de uma separação amigável. Ela (Clarice Niskier), indecisa, acaba aceitando. O casal mora com o filho de 21 anos, que passa pelo período mais difícil de sua vida, todos os planos foram por água abaixo com a chegada da pandemia.

Novas dimensões da relação vão surgindo e surpreendendo o casal. Em tom leve e comovente, eles conversam sobre rupturas, amizade, amor, sexo, casamento, envelhecimento, perdas, desilusões, dinheiro, sobrevivência, pandemia, transformações sociais, trabalho remoto e a relação com o filho. Ela perde o pai para a pandemia, Ele, amigos. Eles vão ganhando cada vez mais um ao outro. Em dezembro de 2020, ele se muda. A questão, se continuam ou não um casal, fica em aberto. Mas a humanidade de cada um estará preservada e expandida para sempre após a experiência.

Dica:
Coração de Campanha
De 13 de agosto a 5 de setembro. De quinta a domingo, às 20h, dias 21 e 22 de agosto, às 16h30, e sessões extras nos dois últimos fins de semana, dias 28 e 29 de agosto e 4 e 5 de setembro, às 16h30
Local: Teatro do CCBB Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22)
Ingressos: À venda em www.eventim.com.br – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (clientes BB com Ourocard e meia-entrada para estudantes e professores, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e suas acompanhantes e casos previstos em Lei). Venda exclusiva para clientes do Banco do Brasil a partir do dia 24 de julho e a partir de 31 de julho para o público em geral.
Classificação indicativa: 16 anos
Mais informações: 3108-7600 ou ccbbdf@bb.com.br

*Com informações do Dicas da Capital

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *