“Chorando purpurina”: como “Divertida Mente 2” virou cor de esmalte
Além da animação da Pixar, outras produções cinematográficas também já ganharam linhas do cosmético
Diante do sucesso absoluto de “Divertida Mente 2”, que chegou aos cinemas brasileiros em 20 de junho, a Colorama, marca nacional de esmaltes, lançou uma nova linha de produtos inspirados na animação.
Assim como no filme, que explora a mente da adolescente Riley e suas emoções, a coleção conta uma história para se conectar ao público. Em publicação no Linkedin, Ana Nascimento, gerente de produto da empresa, disse que o maior desafio do projeto foi nomear os esmaltes, sem que os títulos remetessem a sentimentos negativos.
Segundo ela, foram mais de cem nomenclaturas em potencial. “Trabalhamos com associação livre de palavras, depois levantamento de palavras relacionadas a cores e por último as emoções”, contou na rede, acrescentando que foi realizada uma pesquisa anônima para entender os nomes que mais se conectavam com os clientes.
“Também adaptei alguns que achei que faziam mais sentido para trazer unicidade na coleção”, disse.
Conheça as cores da Coleção Divertida Mente 2
Com nove tons, a coleção traz referências às emoções acompanhadas pelo público ao longo na animação. São elas: “vermelho fúria” (raiva), “Amarelo radiante” (alegria), “laranja de nervoso” (ansiedade), “medo na medida certa” (medo), “verde de inveja” (inveja), “verdinho enjoado” (nojinho), “roxô, tédio” (tédio), “chorando purpurina” (tristeza) e “rosa de vergonha” (vergonha).
Além de “Divertida Mente 2”
E engana-se quem pensa que “Divertida Mente 2” é a única produção cinematográfica que ganhou sua própria coleção. Para celebrar a 3ª temporada de “Bridgerton”, lançada em junho deste ano, a Risqué, outra marca de cosméticos, se uniu à Netflix e a Shondaland para lançar a “Risqué Bridgerton”, com oito cores inéditas e dignas da realeza.
A coleção vai ao encontro da tendência “regencycore”, que ganhou destaque após o sucesso da franquia do streaming e se apoia nos elementos da estética da época, com sofisticação e leveza.
São quatro esmaltes metalizados: “sua majestade, a rainha”, “a autora revelada”, “uma abelha me contou” e “a vez da Penélope” e outros quatro cremosos, com tonalidades marcantes: “querida leitora”, “regendo minha história”, “o escândalo de Whistledown” e “diamante da Temporada”.
Com a tendência “barbiecore” em alta, em 2023, a OPI apostou em uma coleção de “Barbie”, com nove tons de esmaltes, abordando temas do filme: diversão ao sol, dança a noite toda e todo dia é o seu melhor dia — conceitos criados pela diretora e roteirista da obra.
Friends” e “Mulher-Maravilha”
Já em 2021, a Risqué firmou parceria com a Warner Bros, apresentando uma coleção inspirada no seriado “Friends”. Na linha, os nomes dos esmaltes traziam referências às expressões clássicas e ícones da produção, em seis tonalidades. São elas: “how you doin? No sofá com amigos”, “apartamento 20”, “café no Central Park”, “o táxi da Phoebe e “oh! my! God!”.
Quatro anos antes, em 2017, foi a vez de apresentar ao público seis cores que representam principais características da “Mulher-Maravilha”, que incluem o azul e o vermelho do seu clássico traje, até o dourado e o chumbo presentes no lanço e em seus braceletes.
“Amazona poderosa”, “nude imortal”, “azul estrelado”, “vermelho maravilha”, “dourado de verdade” e “bracelete indestrutível” são os nomes dadas aos produtos da linha.
*Com informações de CNN