Super Mario foi batizado em homenagem a uma pessoa real? Gamers ficam chocados ao descobrirem história do personagem
Icônico personagem que marcou o mundo dos games nos anos 1980 teve sua origem debatida nas redes, o que remonta a própria história da Nintendo
Você pode ser o maior fã do mundo dos games ou não saber absolutamente nada sobre ele — tanto em um lado quanto no outro, todos sabem quem é Super Mario, ícone dos jogos, que tem acumulado história, fãs e novos elementos a um rico universo ao longo de quase quarenta anos. Em tanto tempo de história, entretanto, quase nenhum dos aficionado sabia os motivos por trás do nome do icônico personagem, mas agora a resposta está bastante exposta — uma homenagem a um importante homem com parte na história da Nintendo.
Pois senta que lá vem história do Mario e a origem do seu nome.
O Mario é um daqueles personagens que parecem terem sempre existido, tão antigos quanto a própria existência dos jogos. Mas não: a primeira vez que o personagem surgiu foi em 1981, no jogo de arcade ‘Donkey Kong’, sob o nome simples de Jumpman — tentando salvar Pauline, sua namorada, do vilão Donkey Kong (que se revoltou contra seu tutor, o próprio ‘Jumpman’). Não demorou para que o personagem tivesse o próprio jogo, e em 1985, ‘Super Mario Bros.’ estreou no mundo todo.
No primeiro jogo, Mario e Luigi adentram o mágico Reino do Cogumelo para salvar seu povo da ameaça dos Koopa Troopas, e tirar a Princesa Peach das malignas garras do Rei Koopa, Bowser. Dividido através de fases, que se passam em diferentes cenários, o joguinho oitentista funcionava de maneira simples: o primeiro jogador é o Mário, enquanto um secundário pode ser Luigi; assim, está nas mãos do próprio gamer salvar o Reino do Cogumelo e derrotar os Koopas.
Esse foi o primeiro de muitos e muitos outros sucessos. De lá para cá foram mais de 200 variações de jogos ao decorrer dos anos. A série principal do Super Mario já vendeu mais de 430 milhões de cópias ao redor do mundo, e hoje, sua lucratividade soma uma fortuna para lá de absurda: são cerca de 55 bilhões de dólares, que formam um dos mais poderosos impérios de toda a indústria, e a segunda maior franquia do mundo dos games (só não ultrapassando ‘Pokemon’).
O sucesso não ficou reservado somente ao mundo dos games, é claro, e algumas adaptações cinematográficas somaram à mitologia do jogo que é carro chefe da Nintendo. Em 1993, o sofrível live-action ‘Super Mario Bros.’ veio aos cinemas para imortalizar (da pior forma possível) o game que, menos de dez anos após sua estreia, já era um clássico instantâneo.
Dirigido pela dupla Annabel Jankel e Rocky Morton (que havia produzido o cyberpunk ‘Max Headroom’, que hoje é clássico cult), o filme que estrelou John Leguizamo (‘Romeu + Julieta’) e Bob Hoskins (‘Uma Cilada para Roger Rabbit’) nos papéis de Luigi e Mario, e seguiu a premissa clássica do primeiro jogo.
Mesmo com roteiro “praticamente pronto”, a adaptação deu muito, muito errado. ‘Super Mario Bros.’ é até hoje considerado um dos piores filmes já feitos, e é sempre ótimo motivo de piada nas redes, há muitos e muitos anos — mesmo que conte com a presença do talentosíssimo Dennis Hopper (‘Veludo Azul’), que aqui, interpreta o antagonista, Bowser.
O sucesso no cinema é coisa recente, portanto. Só veio aparecer no ano passado mesmo, em 2023. Com dublagem de Jack Black — que virou motivo de apreço nas redes sociais novamente –, Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day e Seth Rogen também no elenco, a animação 3D ‘Super Mario Bros: O Filme’, lucrou 1,36 bilhões de dólares mundialmente, sendo a segunda maior bilheteria daquele ano (só não ultrapassando o fenômeno ‘Barbie’).
Já consagrado, todo o universo de Mario é um dos mais clássicos de toda a cultura pop. Referências em outros jogos, em filmes, séries, desenhos e em qualquer outro tipo de mídia não faltam. É como se o Mario sempre tivesse existido, é parte integrante da humanidade e da cultura como um todo. Mesmo que você não seja o maior fã do mundo dos games, ao menos uma vez você deve ter jogado alguma das inúmeras variações de ‘Super Mario Bros.’.
Que Mario?
Mas ainda que fosse tão clássico, uma questão nunca foi esclarecida (e foi muito pouco questionada também): por que o nome do protagonista da série é Mario? É claro que o primeiro porquê que passa pela cabeça de qualquer um é que ‘Mario’ é um nome italiano comum, quase estereotipado, e por isso talvez fosse a escolha final da Nintendo…mas não. A razão vai muito além de uma simples escolha, e data dos primeiros anos da empresa que colocou o Mario no mundo.
No X (antigamente nomeado Twitter), um perfil reconhecido na rede por postar diversas curiosidades históricas chamou a atenção de muitos gamers online. Publicou um post que explicava a origem do nome escolhido para o personagem, que substituiu o simples “Jumpman”, de ‘Donkey Kong’.
Entre várias reações chocadas e surpresas, houve também quem fosse mais além; “Então quem diabos é homenageado com o nome do Luigi”, perguntou um dos fãs mais estupefatos.
*Com informações de Revista Monet