Qual foi a primeira coisa pesquisada no Google?

Quando pensamos na história do Google, imediatamente lembramos do motor de busca que revolucionou a internet. Mas você já se perguntou qual foi a primeira coisa pesquisada no Google? Segundo relatos, uma das primeiras buscas feitas na plataforma foi pelo nome “Gerhard Casper”, o então presidente da Universidade de Stanford, onde os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, estudavam. 

O resultado dessa demonstração do motor de busca foi importante para destacar a precisão da ferramenta em comparação aos concorrentes da época e conseguir investimentos.

A primeira pesquisa pública do Google

A primeira demonstração pública do Google ocorreu em 1998, quando Larry Page e Sergey Brin, então estudantes de pós-graduação na Universidade de Stanford, apresentaram o mecanismo de busca para John Hennessy, reitor da faculdade de engenharia na época.

Nessa apresentação, a dupla digitou “Gerhard Casper” na busca e, em vez de obter resultados irrelevantes como “Casper” (Gasparzinho, o Fantasminha Camarada), o que era comum em outros motores de busca como AltaVista, surgiram links precisos para Gerhard Casper — o presidente de Stanford.

A primeira demonstração pública do Google ocorreu em 1998 na Universidade de Stanford (Imagem: Pixabay/Simon)
A primeira demonstração pública do Google ocorreu em 1998 na Universidade de Stanford (Imagem: Pixabay/Simon)

Essa demonstração impressionou Hennessy e outros membros do corpo docente, que mais tarde se tornaram investidores, consultores e acionistas do Google. John Hennessy substituiu Casper na presidência de Stanford em 2000 e também se tornou conselheiro do  Google.

O que tornava o Google diferente?

Antes do surgimento do Google, os motores de busca existentes classificavam as páginas principalmente pela frequência de palavras-chave, o que frequentemente resultava em páginas irrelevantes no topo dos resultados. 

O Google mudou essa abordagem com o algoritmo PageRank, que classificava as páginas da web com base na quantidade e qualidade dos links que apontavam para ela — a fim de identificar as páginas com maior autoridade. Além disso, o Google analisava o contexto em que as palavras-chave eram usadas, o que melhorou significativamente a relevância dos resultados.

Essas inovações no ranqueamento das páginas, combinadas com uma infraestrutura que forneceria resultados rápidos para as buscas, foram os diferenciais que fizeram o Google conquistar o mercado e se tornar uma referência em pesquisa na web.

*Com informações de Canal Tech

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *