O escândalo que está abalando a monarquia da Espanha, incluindo supostas traições da Rainha
O livro ‘Los Silencios de Letizia’, do repórter espanhol Jaime Peñafiel, detalha um extenso caso extraconjugal de Letizia com o homem que se tornaria seu cunhado
Não é só a monarquia britânica que enfrenta crises e escândalos. Desta vez, a Família Real da Espanha é que precisa lidar com revelações bombásticas presentes em um livro. Em ‘Los Silencios de Letizia’ (‘Os Silêncios de Letizia’ em tradução livre para o português), publicado na última terça-feira (28), o experiente repórter espanhol Jaime Peñafiel abre o jogo sobre um extenso caso extraconjugal da Rainha Letizia.
De acordo com o jornalista, Letizia, 51, traiu seu marido, o Rei Felipe VI, 56, diversas vezes com Jaime Del Burgo — seu principal amante, com quem ela teve um relacionamento amoroso antes de se envolver com o monarca, em 2002.
Felipe teria recebido informações sobre um encontro de sua esposa com o affair “em tempo real” durante uma viagem de Letizia à Nova York em 2011.
“Os guarda-costas que protegiam Letizia onde quer que ela fosse tinam a obrigação de passar essas informações”, Peñafiel escreveu. “É por isso que Felipe sabia que estava sendo traído em tempo real, dado o fato de que esses guarda-costas a acompanhavam, estivesse ela em eventos oficiais ou não”.
Segundo a apuração do repórter, em 2012, Letizia teria feito outra viagem à cidade norte-americana para se encontrar com Del Burgo. Na ocasião, o artista Cristóbal Toral afirmou ter visto a rainha em um voo de Madri para Nova York enquanto andava até o banheiro do avião. A esposa de Felipe, no entanto, escondeu o rosto para não ser reconhecida.
“Intrigado, ele decidiu ir ao banheiro novamente. Quando ele voltou para seu assento, ela não apenas cobriu o rosto, como se virou para a janela”, Peñafiel contou.
Felipe, obviamente, não ficou nada contente com a situação e quis “terminar o casamento”.
“O problema [para Felipe] não está no sexo durante as traições de Letizia, mas sim em sua crueldade”, o repórter explica.
Os rumores acerca de um caso entre Letizia e Del Burgo não são novos. O próprio Peñafiel já havia relatado outros casos em ‘Letizia y Yo’, publicado no ano passado. De acordo com o livro, a rainha teria viajado a Costa Rica antes de se casar com Felipe apenas para causar ciúmes no então príncipe, que encarava a distância como “o pior dos males” para o relacionamento deles.
Del Burgo, por sua vez, declarou que seu envolvimento com Letizia nunca chegou ao fim, apenas passou a se “disfarçar”, conforme noticiado pela revista Tatler. Ele ainda alegou que, na noite anterior ao casamento, a rainha teria pedido: “Nunca me deixe”.
Telma Ortiz, irmã de Letizia, casou-se com Jaime Del Burgo em 2022 — uma ideia que teria partido da própria rainha, segundo seu amante.
“Quando os convidados nos parabenizaram”, Del Burgo declara em trecho de ‘Letizia y Yo’ sobre o dia da cerimônia, “Letizia me beijou na bochecha e sussurrou no meu ouvido: ‘Ficaremos juntos novamente'”.
Telma e Del Burgo se divorciaram em 2014.
Os representantes da Família Real da Espanha foram procurados pelo jornal New York Post, mas não se manifestaram sobre as alegações presentes no livro mais recente de Jaime Peñafiel.
*Com informações de Revista Monet