Céu de maio | Chuva de meteoros e Mercúrio estão entre eventos astronômicos
Durante o mês de maio, observadores e entusiastas de astronomia vão ter alguns eventos marcantes. Um deles é a chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por detritos do cometa Halley, e vão surgir mais oportunidades de ver o “cometa do Diabo”. Além disso, uma conjunção espetacular vai encerrar o mês, com Saturno e Lua grudadinhos, quase sobrepostos.
Eventos astronômicos de maio
A temporada dos planetas noturnos se encerra em abril, com Júpiter ficando próximo demais do Sol para ser visível. A partir de agora, os mundos do Sistema Solar vão passar a aparecer pela manhã.
Abaixo, você confere quando e onde os planetas mais fáceis de observar vão estar visíveis durante o mês de maio.
Mercúrio
O início do mês vai ser a melhor oportunidade do ano para observar Mercúrio, especialmente no dia 9 de maio. É que nessa data o planeta vai atingir a sua maior elongação matinal, ou seja, sua maior distância aparente do Sol. Ele vai estar acima do horizonte às 5h00, mas o melhor horário vai ser entre 5h30 e 6h00.
Marte
O Planeta Vermelho vai estar sempre na direção Leste, surgindo acima do horizonte por volta das 4h00.
Saturno
No início do mês, Saturno vai poder ser visto às 3h00, aproximadamente, mas a cada dia vai surgir mais cedo. Em 31 de maio, ele aparece acima do horizonte à 1h00, ao lado da Lua.
Pico da chuva Eta Aquáridas (03/05 a 06/05)
O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por detritos do cometa Halley, poderá apresentar até 50 meteoros por hora na noite de 5 de maio. A Lua não atrapalhará essa chuva, portanto vale a pena marcar essa data no calendário.
Especialistas também recomendam procurar os meteoros no dia 3 de maio entre 02h00 e 05h00 (horário de Brasília), pois pode haver aumento de atividade nesse horário. Eles estimam que pode haver uma explosão de atividade dessa chuva.
Conjunção entre Saturno e Lua (31/05)
Saturno vai ficar tão perto da Lua em 31 de maio que por pouco não será um “eclipse”. A conjunção máxima será por volta das 4h20, mas os observadores podem acompanhar a aproximação gradual a partir da 1h00. Quanto mais ao Sul do país estiver o observador, mais próximos os astros ficarão.
Cometa 12P/Pons-Brooks
O famoso cometa do Diabo vai ficar menos visível à medida que os dias de maio avançam, mas ainda há chances de vê-lo por meio de binóculos ou telescópios. Por um lado, ele vai perder parte do brilho atual, mas, por outro, se afastará do Sol e do horizonte.
*Com informações de Canal Tech