Imagem: reprodução

Glossário K-pop: Conheça as expressões mais utilizadas na indústria musical sul-coreana

O universo k-pop é um oceano de conteúdos que para quem não conhece pode ser meio assustador no início, mas rapidamente você entende e se acostuma

É difícil não notar como o k-pop cresceu atualmente. Dominando paradas e premiações, os grupos do pop coreano estão conquistando o coração de fãs por todo o mundo, e para quem está conhecendo o gênero musical agora ou até mesmo para aqueles que já conhecem há algum tempo, existem sempre coisas novas para serem exploradas no universo da música coreana.

Como todo universo pop, o pop coreano também tem termos que possui um significado próprio dentro da comunidade kpopper. Se você já viu fãs do gênero conversando sobre os artistas, provavelmente já notou que eles soltam várias palavras, como debutbias ou utt. Pode parecer coisa de outro mundo se você ainda não conhece esses termos, por isso, a Pepper trouxe um pequeno glossário com os principais termos mais utilizados para você conhecer e ficar por dentro!

All-kill: Calma, ninguém morreu não! Quando um artista consegue um “All-kill”, significa que uma música lançada por ele atingiu o primeiro lugar em todos os charts coreanos. É um certificado de sucesso e popularidade.

Aegyo: É quando alguém demonstra ou age de maneira fofa, quase de forma infantil.

Bias: É usado para definir o seu integrante favorito de um grupo de k-pop.

Comeback: Depois que um grupo ou solista faz a sua estréia, tudo que ele lançar será chamado de “comeback”. Geralmente o período de um comeback começa desde a divulgação e confirmação do retorno do artista até o fim das promoções dele em programas e outras apresentações. 

Dance Practice: São vídeos em que os artistas mostram sua habilidade na dança, enquanto treinam a coreografia de clipes ou performances. 

Debut: É a estreia de um grupo ou artista do k-pop. A data de estreia de um grupo é sagrada dentro da indústria e comemorada como aniversário todo ano. Nem todos os trainees debutam, o que é bastante triste se a gente for analisar o tanto que eles treinam pra isso, e muitos que debutam também acabam não fazendo sucesso e tendo que acabar.

Disband: É utilizado para se referir à separação de um grupo. É quando chega ao fim, na maioria das vezes por falta de sucesso comercial ou por casos de escândalo. Alguns grupos se aposentam ao invés de acabar também.

Dorama/K-drama: Novela sul-coreana.

Fancam: São vídeos gravados por fãs, focados em apenas um membro do grupo. Isso é muito comum no k-pop, pois os grupos têm muitos membros e para conseguir prestar atenção em todos, as fancams são essenciais. Como o próprio nome diz, ela é uma câmera feita pelo e para o fã, mas não são só fãs que gravam fancams como também os próprios programas de tv na Coréia, pois eles sabem do apelo e popularidade.

Hallyu: É a onda cultural coreana. O crescimento na popularidade da Coréia do Sul desde os anos 90 principalmente por causa de k-dramas (novelas coreanas) e k-pop. É muito comum ouvir a expressão “Hallyu Wave” para justificar o boom do k-pop nos últimos anos.

Heart finger: Fazer um coração com os dedos.

Hyung: Forma íntima dos homens chamarem seu amigo/irmão mais velho.

Idol: É uma celebridade ou artista do k-pop.

K-popper: É um fã de k-pop.

Lightstick: É um bastão de luz personalizado e utilizado pelos fãs durante os concertos de k-pop. Cada grupo possui um com seu próprio design/cor.

MV: Abreviação de ”music video” (videoclipe).

Noona: Forma íntima dos homens chamarem sua irmã/amiga mais velha.

Oppa: Forma íntima das mulheres chamarem seu irmão/amigo mais velho.

Pré-Debut: Antes da estréia, traineers que estão a espera da sua estreia no mundo artístico.

Saranghe:  É o “eu te amo” coreano, geralmente representado pelo coração com os dedos.

Sasaeng: São os famosos stalkers, fãs obcecados por um determinado idol e acabam por perseguir, invadir a privacidade e até mesmo ameaçar a vida daqueles que dizem o amar. Grande parte da comunidade kpopper abomina as ações das sasaengs, até porque muitas comandam fansites conhecidos e populares e usam dessa desculpa para invadir o espaço dos artistas.

Selca: É a famosa selfie.

Stan: Nome dado ao fã que apoia determinado grupo.

Ultimate Bias: Como hoje em dia é praticamente impossível viver no mundo do kpop gostando de apenas um grupo ou solista, o termo surgiu para se referir ao seu grupo/solista favorito entre os favoritos. Aquele número um, sabe?

Unnie: Forma íntima das mulheres chamarem sua irmã/amiga mais velha.

Abaixo, outros termos específicos sobre as funções dos artistas nos grupos de k-pop, onde a maioria dos termos são em inglês:

Center: Integrante de grupo de k-pop que fica no centro de todos os clipes/apresentações. É o ”principal”.

Visual: O integrante considerado o mais bonito do grupo, que fica encarregado de estrelar as propagandas.

Main vocal: Vocalista principal.

Lead vocal: Vocalista de apoio.

Lead rapper: Rapper de apoio.

Rapper: Toda música de k-pop tem, além dos trechos cantados, pelo menos uma parte em rap.

Maknae: É o membro mais novo do grupo. E existe toda uma dinâmica diferente com os maknaes e seus grupos, eles são sempre muito protegidos e enaltecidos.

Trainee: Todo idol é trainee antes de entrar em um grupo. É o período em que eles fazem aulas de dança, canto, atuação e se preparam para um possível debut. Alguns idols viram trainees desde muito cedo e outros debutam logo que entram na empresa.

Rookie: Nome dado ao artista ou grupo calouro. É um grupo ou solista iniciante na indústria do entretenimento.

E aí, aprendeu os termos? Se você quer conhecer um pouco mais o mundo da indústria musical sul-coreana, fizemos uma matéria explicando a origem do k-pop e suas gerações. Para conferir, basta clicar aqui.

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *