Jimi Hendrix, Bob Marley e Elvis Presley estão na Lua; entenda
Módulo Odysseus chegou ao satélite natural da Terra em 22 de fevereiro carregando arquivos que registram parte da cultura da Terra
Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, Marvin Gaye, Bob Marley, Elvis Presley e muitos outros artistas chegaram recentemente à Lua e elevaram seus trabalhos a patamares espaciais.
O módulo Odysseus, apelidado de “Odie”, chegou ao satélite natural da Terra em 22 de fevereiro (após mais de 50 anos que os Estados Unidos fizeram o primeiro pouso lunar) e, com ele, levou uma capsula que carrega músicas e outros elementos das culturas produzidas no nosso planeta.
O objetivo da ideia foi guardar com segurança a arte feita no planeta azul, para que resistam às ações do tempo e sejam eternizadas.
Também foram levados, por exemplo, registros de obras de pintores famosos, como Van Gogh.
O “Odie” tem o o objetivo de avaliar o ambiente lunar antes de uma possível missão tripulada à Lua pelo programa Artemis, previsto para o final de 2026.
Viagem à Lua
O foguete da SpaceX e da Nasa, que lançou Odie para fira da órbita da Terra, tem capacidade de atingir velocidades de até 11 quilômetros por segundo, de acordo com a Intuitive Machines, a empresa sediada em Houston que desenvolveu a espaçonave Odie junto com a agência espacial.
O caminho de Odie equivale a “um arremesso de bola rápida de alta energia em direção à Lua”, como disse o CEO da Intuitive Machines, Stephen Altemus.
Depois de queimar seu combustível, o foguete se separou de Odie, deixando o módulo lunar ‘voar’ sozinho pelo espaço.
Odie ficou, então, em um caminho oval ao redor da Terra, estendendo-se por até 380 mil quilômetros de casa.
E cerca de 18 horas após o início do voo espacial, o veículo ligou o seu motor pela primeira vez, continuando a sua viagem acelerada em direção à superfície lunar.
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo, com informações da CNN Internacional