Escândalo de entrevista mais polêmica da Princesa Diana tem reviravolta quase 30 anos depois. Entenda
A imprensa britânica descobriu carta enviada pelo Palácio de Buckingham à BBC dias antes da exibição da entrevista
A história da lendária e polêmica entrevista concedida pela Princesa Diana (1961-1997) ao jornalista inglês Martin Bashir em 1995 ganhou um novo capítulo. Quase 30 anos depois da exibição da entrevista, no programa Panorama, do grupo de mídia BBC, foi revelada a existência de uma carta enviada pelo Palácio de Buckingham ao então diretor da BBC, John Birt, quatro dias antes da produção ser veiculada.
A entrevista de Diana a Bashir sempre foi alvo de polêmicas. Foi nela que a princesa expôs as traições do então Príncipe Charles, hoje Rei Charles III, com Camilla, hoje a Rainha Consorte Camilla. Logo depois da exibição, a Rainha Elizabeth II (1926-2022) incentivou o processo de divórcio de seu primogênito com a mãe dos príncipes William e Harry.
Mais recentemente, foi revelado que Bashir forjou documentos para convencer Diana a dar a entrevista.
A carta enviada pelo Palácio de Buckingham ao então diretor da BBC não teve seu conteúdo revelado. O jornal Daily Mail diz que a entrevista de Diana a Bashir já havia sido gravada e sua existência era de conhecimento da Família Real Britânica. A publicação diz que historiadores pedem a divulgação do conteúdo da carta por ser um documento de interesse público, relacionado à história recente do Reino Unido.
A carta teria partido do escritório da própria Rainha, diz o Daily Mail. Sua existência foi revelada em uma documentação de mais de dez mil páginas divulgada pela BBC na semana passada. A papelada foi conseguida na Justiça Britânica pelo jornalista Andy Webb, que investiga as práticas suspeitas de Martin Bashir desde 2020.
No entanto, o conteúdo da carta enviada pelo Palácio de Buckingham não veio à público.
A carta datada de 16 de novembro de 1995 é citada na documentação da BBC como ‘Carta do Palácio para DG [diretor-geral]”.
A entrevista lendária de Diana a Bashir foi assistida por mais de 20 milhões de pessoas. Logo depois, no Natal de 1995, a Rainha Elizabeth II retirou os diretos exclusivos da BBC para transmissão de sua mensagem natalina anual. O ato foi visto como um gesto de vingança da monarca. Os assessores do Palácio de Buckingham ainda não se pronunciaram em público em torno da carta recém-descoberta.
A Princesa Diana morreu em 1997, em um acidente da carro em Paris.
*Com informações de Revista Monet