No Dia de Iemanjá, veja quais famosos são devotos da Rainha do Mar
Orixá é muitos cultuado pelos brasileiros, como Juliana Paes e Carlinhos Brown
Dois de fevereiro é conhecido como o Dia de Iemanjá, orixá cultuado nas religiões de matrizes africanas. A entidade é considerada a Rainha do Mar e protetora dos pescadores. Uma das principais características de Iemanjá é zelar pelo amor e pela fertilidade. Os brasileiros têm a prática de fazer oferendas a Iemanjá, acreditando que ela possa retribuir os presentes. Muitos oferecem flores, enquanto outros fazem um barquinho de madeira com outros itens.
Iemanjá é uma das entidades das religiões de matriz africana mais cultuadas pelos brasileiros. Muitos famosos também gostam de fazer orações pelo orixá e fazer oferendas. Conheça alguns deles.
Juliana Paes
Praticante da umbanda, Juliana Paes já chegou a se vestir como Iemanjá numa festa para homenagear a Rainha do Mar. A ligação da atriz com a umbanda vem de berço. A avó dela era mãe de santo (líder das casas de umbanda) e ela se considera umbandista desde que nasceu.
Em alguns momentos de questionamentos internos, ela chegou a procurar centos espíritaskardecistas (religião que segue a doutrina codificada por Allan Kardec).
Cacau Protasio
A atriz também é devota de Iemanjá e todo dia 2 de fevereiro faz suas orações para o orixá. A artista, inclusive, já compartilhou a letra de “Suíte do pescador”, canção de Dorival Caymmi que faz alusão à Rainha do Mar:
“Minha jangada vai sair pro mar/Vou trabalhar, meu bem querer/Se Deus quiser quando eu voltar do mar/Um peixe bom eu vou trazer/Meus companheiros também vão voltar/E a Deus do céu vamos agradecer/Adeus, adeus pescador, não esqueça de mim/ Vou rezar pra ter bom tempo, meu nêgo/Pra não ter tempo ruim/Vou fazer sua caminha macia perfumada com alecrim…”
Valesca Popozuda
A cantora também é devota de Iemanjá. Sempre que possível, ela faz uma oferenda para a entidade na praia.
“Odoiá, Odoiá, Iemanjá. Rainha das Ondas, sereia do mar, como é belo seu canto, senhora! Quem escuta chora, mãe das águas, do oceano, soberana das águas. Dê-me sucesso, progresso e vitória. Abra meus caminhos no amor e cuide de mim. Que as águas sagradas do oceano lavem minha alma e meu ser. Abençoe, mãe, minha família e meus amigos. Permita que o amor seja nossa maior fonte de energia. Sou suas águas, suas ondas, e a senhora cuida dos meus caminhos. Iemanjá, em seu poder eu confio”, escreveu ela nas redes sociais.
Carlinhos Brown
O cantor já demonstrou nas redes sociais seu amor à entidade: “Odoyara Seja ela Sereia Janaína, Princesa ou Rainha, Kaiala ou Sobá de Marabô a Dandalunda de Euwa à Xapanã Olocum é a sua mãe e ela Yemonja. É a mãe dos orixás que rege o amor. Sem ela, a vida seria um naufrágio. Protetora dos mares e dos aventurados que por eles navegam. Hoje é o dia de celebrarmos você, mamãe, que sempre nos acolhe e guia nossos caminhos com eterna compaixão”
Leandra Leal
Sempre que pode, a atriz viaja para Salvador, berço da cultura afro e do candomblé no Brasil, para agradecer à Iemanjá.
Durante a tradicional festa da Rainha do Mar, realizado no bairro do Rio Vermelho, na capital baiana, a artista pediu a bênção ao orixá. Nas ocasiões em que participou do evento, ela chegou cedo para receber o passe do médium (transmissão de energias fluídicas).
*Com informações de G1