Que tal uma pizza? 17 de janeiro é dia do Pizzaiolo, este profissional que produz pizzas em mais de 70 mil pizzarias em todo o Brasil
Estudo realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil mostra carência e dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para as pizzarias brasileiras
Toda vez que se fala em pizza, as pessoas lembram da Itália, mas há quem diga que as melhores pizzarias do mundo não estão lá no país da bota, mas no Brasil. E não é por acaso, o país tem mais 70 mil pizzarias. E para preparar a pizza, é necessário um profissional que a cada dia está mais difícil de ser encontrado.
Dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasill – Apubra, mostraram durante a edição 2023 da Fispal Food Service, que 93,14% dos profissionais “pizzaiolos” são proprietários, sócios e gestores de estabelecimentos. Destes, 3,43% eram pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio.
O levantamento também aponta a necessidade do setor de encontrar profissionais especializados para o trabalho nos estabelecimentos. 42,2% dos empresários do segmento relataram ter dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias, restando para o empresário que não é do ramo, a necessidade de investimentos em treinamento e formação de profissionais especialistas na preparação de pizzas.
Para lidar com esse desafio de capacitar mais profissionais para o ramo de pizzarias, a Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria, com investimento constantemente na produção de conteúdo, workshops, palestras e treinamentos para contribuir com a formação das lideranças e qualificação de mão de obra em geral.
O Blog conversou com o vice-presidente da Apubra, Gustavo Cardamoni, que nos contou o que é essencial para que um profissional se transforme em pizzaiolo: “O talento para a preparação de uma boa pizza não é só a manipulação da massa e manuseio quase que artístico, ou artesanal, o pizzaiolo precisa gostar do que faz, ter bons hábitos de higiene, criatividade e capacidade para experimentar novos sabores. Buscamos identificar os principais desafios, e trabalhamos para o desenvolvimento do segmento, indicando profissionais capacitados para formar novos pizzaiolos, e isso gera mais empregos e possibilidades de novos empreendimentos”, afirma o executivo.
Como surgiu o dia do Pizzaiolo?
Cerca 2 milhões de pessoas assinaram uma petição para apoiar o trabalho do pizzaiolo, considerado uma arte. Assim sendo, determinaram o dia 17 de janeiro como dia do pizzaiolo, escolhido por ser o dia de Santo Antão, considerado o santo protetor das pizzas e fornos. As pizzas produzidas do Brasil são criativas e agradam aos paladares mais exigentes. Só na cidade de São Paulo existem mais de 5 mil pizzarias, e 12 mil no estado.
Perfil dos empreendedores
Além de mapear a experiência na área, a pesquisa evidencia o nível de escolaridade destes líderes que conduzem o mercado. Os dados mostram que 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, destes 44,6% possuem graduação completa e 19,1% pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação a experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias, no entanto 61,8% informaram que antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.
Segundo o vice-presidente, os dados apresentam um cenário empreendedor forte, entretanto, ele ainda não é o retrato completo sobre quem contribui com o mercado. “Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios e também, para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza.
Sobre a Apubra
Criada há mais 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.
*Com informações de Zé Aparecido