Cultivando a Saúde Mental no Ambiente Corporativo em 2024:Um Guia para RH e Líderes

*Por Mariana Borges

Janeiro Branco: Uma oportunidade para profissionais comprometidos

O Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre saúde mental, fornece uma oportunidade única para empresas refletirem sobre suas práticas. É o momento ideal para RH e líderes reforçarem o compromisso com o bem-estar dos colaboradores.

Este artigo é um guia dedicado a profissionais de Recursos Humanos (RH) e líderes que buscam não apenas aderir, mas liderar práticas sustentáveis em suas organizações, gerando maior engajamento de seus profissionais, resultados positivos e impacto significativo.

Avaliação contínua da saúde mental

Iniciar o ano com avaliações regulares da saúde mental dos colaboradores é mais do que uma prática, é um compromisso empresarial tangível. Pesquisas sobre bem-estar, sentimentos em relação ao trabalho e níveis de estresse tornam-se ferramentas essenciais para identificar áreas de atenção. O estabelecimento de uma comunicação aberta também é vital nesse processo, construindo a base para um ambiente mais saudável.

Programas estruturados para o bem-estar mental

Inspirar-se em iniciativas como a do Grupo Boticário pode ser um passo transformador. A empresa implementou um programa estruturado para atender mais de 25 mil pessoas, entre colaboradores do grupo e seus dependentes. Eles puderam contar com sessões de psicoterapia online, sem custo, e ações de educação emocional. Uma outra iniciativa foi aplicar pesquisa semanal com os colaboradores e líderes para entender como se sentiam quanto à sua jornada de trabalho e rotina. Além disso, o Grupo Boticário promove rodas de conversas para fomentar a discussão sobre o tema saúde mental de forma coletiva.
Iniciativas assim destacam um compromisso genuíno com o cuidado mental dos colaboradores. Este é um convite para que RH e líderes introduzam práticas inovadoras em seus próprios ambientes de trabalho.

Saúde física e mental: Uma abordagem holística para o bem-estar

A promoção da saúde física é um pilar essencial de qualquer estratégia de saúde mental. Incentivar hábitos saudáveis, desde sono adequado até atividade física regular, contribui para um bem-estar integral. Promover encontros internos, liderar com empatia e incentivar o uso consciente das redes sociais também são passos significativos para construir ambientes corporativos mais saudáveis.

Construindo uma cultura corporativa sustentável alinhada à Agenda ESG

Em 2024, o Janeiro Branco se torna um ponto de partida poderoso para empresas comprometidas com a saúde mental e para profissionais como você que desempenham um papel chave na construção de uma cultura corporativa que valoriza o bem-estar. Ao integrar práticas sustentáveis de bem-estar, você não apenas fortalece a saúde mental da equipe, mas também contribui para uma abordagem holística que se alinha aos princípios da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) criando ambientes sustentáveis, promovendo equipes mais engajadas, produtivas e resilientes ao longo do ano.

Foto crédito: Andreza Lopes

*Artigo escrito por Mariana Borges, Designer de Negócios Sustentáveis e Conselheira Nacional do Movimento Nacional ODS (MNODS).

Serviço:
Mariana Borges apoia profissionais na criação e adoção de estratégias sustentáveis, que gerem melhores resultados nas organizações, equipes mais engajadas e impacto positivo na sociedade.

Para trocar experiências, compartilhar insights e práticas sustentáveis e aproveitar inúmeras oportunidades de networking participe, gratuitamente, da Comunidade Liderança ESG, no
Whatsapp. Acesse: https://chat.whatsapp.com/If1Rzxk6pdADYklIl9lN2E

Para saber mais sobre o tema e sobre os serviços da Consultoria:
Instagram: https://www.instagram.com/marianaborges.esg/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marianagoesborges/

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *