Shows e exposições celebram o Dia Nacional do Samba em Belo Horizonte
Centro Cultural UFMG e Mercado da Lagoinha recebem sambistas da Velha Guarda
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e gênero genuinamente brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, o samba ganhou o 2 de dezembro como data nacional. E, para comemorar, nada melhor do que estar próximo de quem conhece do riscado.
O bairro Lagoinha, tradicional reduto de sambistas em Belo Horizonte, recebe o projeto “BH é Bamba”, que terá uma roda de samba formada por 18 músicos no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, entre as 13h e 20h. A entrada é franca.
Entre os bambas participantes do evento estão coletivos pertencentes à velha guarda do samba na cidade, como Bloco Caricato Os Aflitos do Anchieta, Zé Pretinho da Cuíca, Magnatas do Samba, Velha Guarda Unidos dos Guaranys, Velha Guarda do Samba de BH.
Também marcam presença na roda nomes como Jussara Pretta, Dóris, Dona Eliza, Sô Marcelo, Seu Domingos do Cavaco, Ronaldo Coisa Nossa, Ricardo Barrão, Nonato do Samba, João Batera, Fabinho do Terreiro, Evair Rabelo e Dé lucas e Cabral.
O Dia do Samba também será comemorado no Centro Cultural UFMG, às 13h, com entrada gratuita. A velha guarda de BH comandará a festa. Além de roda de samba, haverá exposição de acervo do projeto Museu do Samba Mineiro e comidas típicas afro-mineiras.
Idealizado pelo sambista Carlinhos Visual, atual presidente da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte, o evento é uma homenagem a uma das manifestações culturais mais populares do país, o samba, herança da cultura africana.
Os objetos da coleção de Visual – discos de vinil, livros, CDs, recortes de jornais, fotografias, dentre outros – compõem o Museu do Samba Mineiro, projeto de autoria do músico que contribui para a memória, arte e resistência do samba mineiro e belo-horizontino. Parte desse acervo poderá ser visto durante o evento.
SERVIÇO
Projeto “BH é Bamba” – Hoje, das 13h às 20h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira – CRESAN/Mercado da Lagoinha (rua Formiga, 140, Lagoinha). Entrada gratuita
“Dia Nacional do Samba” – Hoje, às 13h, no Pátio do Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174, centro). Entrada gratuita
*Com informações de O Tempo