Agenda cultural do fim de semana tem mostra inédita de cinema

Programação também conta com diversas atrações para os amantes das artes visuais, música, dança, além de oficinas

O Distrito Federal conta com uma agenda cultural recheada para este final de semana. A programação está repleta de atrações para os amantes das artes visuais, música, dança e cinema, além de uma variedade de oficinas. Há alternativas para todas as faixas etárias e em diferentes pontos da capital federal.

Confira abaixo atrações com incentivo do Governo do Distrito Federal (GDF), que, além de dar apoio financeiro, cede equipamentos públicos para a realização de eventos.

Cinema

Cinema mais tradicional de Brasília, o Cine Brasília apresenta durante todo o final de semana a mostra A Cinemateca É Brasileira. O projeto busca compartilhar uma parte significativa da rica produção audiovisual e apresentar uma seleção de títulos fundamentais para a história do cinema no Brasil. É a primeira vez que a Cinemateca Brasileira realiza uma mostra de seu acervo na capital federal.

As exibições seguem até 5 de dezembro com 16 filmes em cartaz, entre os quais estão São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny; Limite (1931), de Mário Peixoto; Carnaval Atlântida (1952), de José Carlos Burle; Jeca Tatu (1959), de Milton Amaral, e O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto.

Outro destaque é a exibição do longa Cinco Vezes Favela (1962), dos diretores Marcos Farias, Carlos Diegues, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman, e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha. Os outros filmes disponíveis podem ser conferidos nas redes sociais e no site do Cine Brasília.

Música e dança

Nathália Sol e a equipe do Clã das Águas se apresentam no domingo, no Park Way, no lançamento do álbum ‘Fontes da Vida’ | Foto: Tatiana Reis/ Divulgação

A multiartista Nathália Sol e a equipe do Clã das Águas promovem, neste domingo (26), o show de lançamento do álbum Fontes da Vida, atos 1 e 2. A coleção, disponível em todas as plataformas digitais, traz composições sobre a ancestralidade, misturando prática de ritmos e ritos dos terreiros de umbanda e candomblé com manifestações culturais afro-brasileiras. A apresentação será realizada na Fraternidade Universalista da Divina Luz Crística, no Park Way, com programação prevista para começar às 14h.

Dando sequência à agenda musical do final de semana, Samambaia recebe, neste domingo (26), mais uma edição do Samamba Rock Especial Lazer, no Skate Park na QS 302. O evento, que reúne esporte, cultura, solidariedade e muita música, terá a apresentação das bandas Entrequadras, Cálida Essência, Diferencial Zero, Black Rainbow e Seconds Of Noise. Para entrar, é preciso doar 1 kg de alimento não perecível.

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), às 20h, o Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) recebe o Kalila’s Festival 2023, voltado para os amantes da dança, arte e movimento. O festival é um encontro dos admiradores da arte oriental árabe com shows ao vivo da banda Árabe, acompanhada de bailarinas e bailarinos de Brasília que se apresentarão no palco da Sala Multiúso. A classificação indicativa é 14 anos e a entrada custa R$ 45.

Oficinas e exposições

O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) recebe o Kalila’s Festival 2023 e prossegue com atividades para celebrar o Mês da Consciência Negra | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O ECRR dá prosseguimento à programação especial voltada para o Mês da Consciência Negra. As atrações trazem saraus com vozes negras, feiras com empreendedores da comunidade de povos tradicionais de matriz africana, além de oficinas de maquiagem e trança e apresentações artísticas locais. Há atrações para diferentes gostos e faixas etárias. A programação completa está disponível no site.

Neste sábado (25) e domingo (26), o Museu de Arte de Brasília oferece oficinas inspiradoras do universo fotográfico, com cursos de câmera escura, cianotipia, antotipia, colagem fotográfica, além de muita contação de histórias. As vagas são limitadas e não há necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa nas redes sociais.

O espaço também oferece a exposição Abrindo Janelas para a Xilogravura de Brasília, que está chegando ao final, com encerramento neste domingo (26). A mostra, disponível das 10h às 20h, traz símbolos e figuras talhadas por jovens estudantes, com uma coletânea de 60 xilogravuras, desenvolvidas com orientação do professor Fernando Gonzales.

Os temas retratados na exposição simbolizam Brasília, o folclore brasileiro e a expressão individual de cada indivíduo. Os visitantes vão apreciar obras inéditas que homenageiam a xilogravura na sua expressão cultural nacional.

Outra dica é a exposição Queda Livre, também no ECRR, com 300 esculturas antropomorfas e modulares, de tamanhos, posturas e arranjos variados, representando seres do universo íntimo do artista Lourenço de Bem. A mostra é realizada na Galeria Rubem Valentim, das 10h às 20h, com entrada franca.

*Com informações de Agência Brasília

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *