VENDAVAL EM SAMPA
Morei onze anos em São Paulo e não me recordo de uma tempestade na intensidade e violência dessa última, ocorrida na semana passada. As imagens são impressionantes, árvores centenárias arrancadas com raiz e tudo, automóveis e caminhões arrastados pela enxurrada, enfim, um desastre natural sem precedentes.
Passei temporadas em diversas ilhas caribenhas – Nassau, Jamaica, Trinidad&Tobago, República Dominicana e outras que tais -, e nunca presenciei vendaval ou furacão naquelas plagas, região afeita a grandes tormentas e ciclones registrados ao longo da história.
Quando pequeno, me lembro de uma tempestadade em Ijuí, no Rio Grande do Sul, que conseguiu levar os nossos velocípedes que ainda restavam da saga de ladrões do mato. Eles levavam de tudo, e mamãe ainda nos alertava porque aqueles bandidos do sertão gaúcho também levavam crianças para negociar os seus resgates. Lúcia, minha irmã, e eu, ainda bem, passamos ilesos nessas investidas da bandidagem sulina. Também, pudera, filhos de um 1o. Tenente Médico do Exército do Brasil, não deviam valer tanto! .
Mesmo aqui em Belo Horizonte, só me lembro de uma grande chuva quando morava na casa da vovó. Durante a tempestade, um raio atingiu um touceira de bananas no fundo do quintal, torrando os cachos prontos para a coleta, o que foi uma frustração para nós, crianças, pois, nos alegrava comê-las amassdas com açúcar e canela, enquanto nossos tios orquidófilos discorriam sobre suas coleções dispostas em orquidários minuciosamente construídos. Bons tempos, aqueles!
Voltando a Sampa, cidade que adoro, terra de boas lembranças e amigos inesquecíveis, como Marília e Zezé, Eliana e Roberto, o Jalil, o Armandinho e suas respectivas famílias, confesso que fiquei realmente preocupado com o que foi mostrado na televisão. Afinal, São Paulo é a terra da garoa, caracteristica agradável, benfazeja e sempre bem-vinda, pois mantém a temperatura em clima ameno e temperado. Que bons ventos voltem a soprar na Paulicéia!
Roberto Hermeto Brandão – advogado e professor aposentado
Email: robertohbrandao@gmail.com