O DIA DA CONSTITUIÇÃO
No dia 5 de outubro de 2023 comemorou-se os trinta e cinco anos da última Constituição Brasileira, que o Senador Ulysses Guimarães chamou de “Cidadã”, por ter sido preparada e discutida também pela população civil. Na atitude do Senador, àquela época, que levantou o livro impresso e o apresentou ao plenário do Congresso Nacional, lembrei-me do que o importante político fez ao final do seu discurso de nossa formatura no Grupo Escolar Godofredo Furtado, em São Paulo.
Éramos aproximadamente 250 formandos do quarto ano do Curso Primário e havíamos convidado o jovem deputado estadual, Ulysses Guimarães, para paraninfo da turma, naquele ano de 1950. Ele já era um político de destaque na vida daquela escola, pois, também como nós, era morador do bairro de Pinheiros.
Lembro-me muito bem da figura dele no dia da fomatura. Ele já era bem careca e deixava suas madeixas crescidas sobre as orelhas quase de abano. Seu terno era preto e a gravata listrada nas cores da bandeira paulista, preto, branco e vermelho. Um legítimo paulistano, apaixonado pela sua terra, além de um homem de grandes gestos e atitudes.
O discurso do Dr. Ulysses para seus apadrinhados, no Cine Ritz, na Rua da Consolação esquina com Avenida Paulista, foi apoteótico e ao final teve gesto semelhante ao daquele dia da promulgação da Constituição, pois pegou um dos meninos sentados à frente no auditório e, erguendo a criança, proclamou: “Este é o representante do Brasil do futuro, que vai engrandecer e orgulhar a nossa pátria com o seu trabalho honesto, criativo e duradouro. Vá com Deus, menino do futuro e faça o melhor para o Brasil. “
É claro que o Luiz Fernando Rinaldi, apelidado Pique, virou o herói da turma e da escola. Nós dois continuamos amigos e colegas no Ginásio Castro Alves, também no Bairro Pinheiros, onde jogamos basquete no mesmo time. Um viva ao amigo Pique e que Deus o tenha!
Roberto Hermeto Brandão – advogado e professor aposentado
Email: robertohbrandao@gmail.com