Treino no calor: 6 dicas para praticar exercícios com segurança no verão

Com simples adaptações, é possível manter a rotina de exercícios outdoor mesmo quando está fervendo lá fora. Profissional ensina como

Se você é do time que considera atividade física ao ar livre uma filosofia de vida, a chegada do calorão, com temperaturas beirando (e às vezes passando) os 30ºC, é um desafio daqueles. Por mais que seja uma opção, passar a treinar em uma academia não é a única solução. Se, por um lado, o ar-condicionado desses ambientes anula os efeitos negativos que o calor excessivo pode provocar durante a prática de exercício (desidratação, enjoo, tontura…), por outro, acaba tirando o prazer de se manter em movimento em espaços abertos.

Para não deixar que os dias de sol a pino atrapalhem a sua conexão com a natureza, pedimos ao personal trainer Diego Cordeiro, gerente da Bodytech Iguatemi, em São Paulo, que compartilhasse estratégias para você manter um treino eficiente e seguro mesmo no calor. “Primeiro de tudo, é fundamental não perder de vista a saúde. Por isso, é muito importante estar atento aos sinais que seu corpo for dando durante a atividade: dor de cabeça, mal estar, fraqueza repentina são indícios de exaustão pelo calor”, alerta o profissional. Essa exaustão acontece quando o corpo não consegue se resfriar normalmente devido à combinação de atividade física e alta temperatura.

Respeitando os limites do seu organismo, dá para garantir uma prática segura e, ainda assim, satisfatória. Confira abaixo 6 dicas do personal trainer Diego Cordeiro para malhar no calor:

Prefira malhar de manhã ou no fim da tarde 


“Evite o horário entre às 10h e 16h, quando o sol está mais forte e o calor mais intenso. Além disso, nesse período, o ar costuma ser mais seco, a poluição mais concentrada… Esses fatores prejudicam ainda mais a respiração e faz com que seu esforço seja ainda maior.”

Diminua a intensidade

“Seja qual for a sua rotina regular, diminua a potência quando estiver muito quente. Ande por menos tempo, percorra uma distância menor, reduza o esforço. Durante o alto verão, quando as temperaturas se mantêm constantemente altas, o ideal é seguir esse padrão menos intenso por pelo menos uma ou duas semanas. Depois, você provavelmente começará a sentir que seu desempenho está melhorando naturalmente, sinal de que o corpo está se habituando ao calor.”

Diversifique o exercício

“Quando os termômetros sobem muito, uma boa alternativa é dar uma variada nos exercícios, optando por atividades mais calmas, como yoga, uma sessão de alongamento, caminhada – todas podem ser feitas ao ar livre. Se for uma possibilidade, tentar a natação ou outra atividade aquática também pode ser refrescante.”

Avalie a sua rota

“Se você costuma correr, andar de bicicleta ou caminhar, procure fazer o circuito por caminhos que tenham áreas com sombra – isso ajuda muito. O mesmo vale para o lugar em que for fazer exercícios parados.”

Resfriar e hidratar

“Importantíssimo se manter hidratado em tempos quentes, uma vez que com o calor a gente transpira muito e fica mais propenso à desidratação. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Molhar uma bandana com água fria e amarrar no pescoço também ajuda a refrescar e equilibrar a temperatura corporal.”

Pense no look

“Para quem treina ao ar livre, óculos escuros, boné e roupas com proteção UV são peças imprescindíveis. Além disso, prefira tecidos que ainda agreguem outras funcionalidades, como os térmicos, que conseguem ajustar a temperatura corporal, e os que promovem melhor evaporação do suor, por exemplo.

*Com informações de Vogue

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *