Primavera começa neste sábado, 23 de setembro de 2023
A primavera de 2023 começa hoje, sábado dia 23 de setembro, exatamente às 3h50 da madrugada. A nova estação traz temperaturas mais amenas, que vão aumentar gradualmente conforme nos aproximamos do verão.
Dizemos que a primavera começa neste horário porque é nele que acontece o equinócio de primavera no hemisfério sul. Já no norte, ocorre o equinócio de outono.
Que dia começa a primavera
Tanto a primavera quanto as outras estações do ano acontecem porque a Terra orbita o Sol com inclinação de 23,5º. Conforme nosso planeta se move ao redor da estrela, a quantidade de luz que cada região recebe muda um pouquinho a cada dia.
Estas variações são responsáveis pelos solstícios e equinócios, mas, por ora, vamos focar no último, que marca o começo da primavera em nosso hemisfério.
Como os equinócios e solstícios não acontecem sempre nos mesmos dias, o início das estações varia um pouco a cada ano — a primavera, por exemplo, pode começar no dia 22 de setembro em alguns anos, e em outros, no dia 23.
O que é equinócio
A palavra equinócio vem do latim e significa noite igual ao dia. Esta igualdade é resultado da leve inclinação da Terra em sua jornada ao redor do Sol, que faz com que as diferentes partes do planeta recebam mais ou menos luz durante o ano.
Mas, afinal, o que as mudanças na incidência da luz têm a ver com o equinócio? Bem, o fenômeno ocorre duas vezes por ano, que é quando o Sol passa diretamente sobre o equador e, assim, os dois hemisférios da Terra recebem quase a mesma quantidade de luz.
Dizemos que os hemisférios são iluminados igualmente no equinócio porque nenhum dos polos está mais próximo ou mais afastado do nosso astro, de modo que o dia e a noite duram 12 horas. Outro aspecto interessante dos equinócios é que, nestes dias, o Sol nasce bem no leste e se põe no oeste.
Qual a diferença entre equinócio e solstício
Você já deve ter percebido que o solstício e o equinócio estão relacionados à inclinação da Terra, mas vale lembrar que eles são fenômenos bem diferentes.
Enquanto o equinócio marca o momento em que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de luz, o solstício acontece quando um dos polos está mais inclinado em relação ao Sol, e o outro, mais afastado.
Veja o vídeo abaixo, que mostra os solstícios e equinócios observados do espaço:
Assim como os equinócios, os solstícios também acontecem duas vezes por ano. Durante o solstício de verão, o hemisfério mais inclinado para o Sol recebe mais luz e tem dias mais longos. Já no de inverno, o hemisfério mais afastado do nosso astro recebe menor incidência da luz solar, e as noites fica mais longas.
*Com informações de Canal Tech