Projeto oferece oficinas gratuitas para a criação de solos no Espaço Cultural Renato Russo 

As atividades propostas pelo coreógrafo e bailarino Ramon Lima integram a obra coreográfica Sonâmbulo, em circulação no DF  

Seguindo a temática “travessia, desvio, abandono”, as oficinas se organizam em formato de um laboratório artístico para o desenvolvimento de projetos de criação solo. Os encontros acontecem de 26 a 28 de setembro, em diferentes horários, no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Além das atividades, uma roda de conversa sobre a “Internacionalização de projetos em dança”, também gratuita, acontece das 16h às 18h, no dia 30 deste mês. 

Oficinas 

De acordo com Ramon Lima, “a oficina é ancorada no acompanhamento teórico-prático e no compartilhamento de ferramentas de criação e composição para projetos de criação solo”. Durante a atividade, o público — artistas das artes performativas, profissionais ou estudantes com interesse na criação autoral — terá a oportunidade de partilhar de metodologias e reflexões oriundas do processo de criação da obra coreográfica Sonâmbulo. 

“O objetivo do acompanhamento é potencializar investigações autorais de artistas brasilienses, abrindo um espaço de experimentação e reflexão para o desenvolvimento de projetos artísticos solo”, complementa o bailarino. 

Pessoas interessadas em participar do laboratório devem inscrever-se por meio de formulário.. 

Confira cronograma de datas para participar: 

Travessia, desvio, abandono : Laboratório artístico de criações-solo

  • Dia 26/09 – 13h às 15h30;
  • Dia 27/09 – 10h às 18h;
  • Dia 28/09 – 13h às 15h30h.

Teatro Galpão Hugo Rodas.

Classificação 16 anos.

inscrições: https://forms.gle/aNJQzUKJQZyeYFRq9 

Roda de conversa

O potente encontro conta com a participação de Luciana Lara, coreógrafa que participou da etapa de concepção do espetáculo Sonâmbulo. Pensada para proporcionar um momento de troca de experiências entre agentes culturais, a Roda será ancorada na seguinte questão: como internacionalizar projetos em dança desde a etapa de criação até a etapa de difusão/circulação?

“A proposta para este momento é compartilhar a experiência de meus últimos projetos construídos em parceria com instituições e artistas internacionais. Neste sentido, a Luciana também trará sobre suas vivências e seu amplo repertório de circulação nacional e internacional”, destaca Lima. 

Para participar desta conversa também é necessário realizar a inscrição preenchendo o formulário, até 30 de setembro.

Internacionalização de projetos em dança : da criação à difusão 

  • Dia 30/09, de 16h às 18h;

Teatro Galpão Hugo Rodas;

Classificação livre.

Inscrição: https://forms.gle/w3RpqjpqMirTmKAF6.

O espetáculo

A obra Sonâmbulo de Ramon Lima tem uma abordagem coreográfica que se apropria da passividade e da inércia normalmente vinculadas ao sono, como uma forma sorrateira de resistir às lógicas impostas pelo cotidiano, a exemplo do produtivismo exacerbado e do protagonismo.

Após estreia na programação do MID-  Movimento internacional de Dança, no CCBB, e temporada no Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama, a obra estará em cartaz na 508 Sul, a partir de 29 de setembro. Confira programação: 

Espaço Cultural Renato Russo — 508 Sul

  • Apresentações em 29 e 30/09, às 20h; 01/10, às 19h (sessão extra, às 16h).

Teatro Galpão Hugo Rodas;

Classificação 12 anos.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada no local, 1h antes da apresentação.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *