Festivais e brincadeiras de rua agitam a capital neste fim de semana
Favela Talks, Feira do Morango, atividades recreativas na Fercal, jogos no Guará e filmes no Cine Brasília se destacam na programação, que conta com apoio do GDF
Neste fim de semana, Brasília é palco de uma programação cultural e de lazer variada: debates sobre carreira artística, Feira do Morango em Brazlândia e ainda brincadeiras de rua e filmes premiados. Confira a programação da capital desta sexta (1º) até domingo (3), com eventos gratuitos promovidos pelas secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Turismo (Setur) do DF.
Favela Talks
Nesta sexta (1º), o Complexo Cultural Samambaia recebe cinco debates com importantes nomes do mercado musical brasileiro, convidados a falar sobre estratégias de crescimento para carreiras na música periférica do DF. É o Favela Talks, projeto no contexto do Festival Favela Sounds – conhecido como o maior evento brasileiro ligado à música periférica. A programação é gratuita, e todos os debates possuem tradução para Libras. A retirada de ingressos é feita pelo site do Sympla.
Com formato de bate-papo entre pessoas que são referência nos temas abordados, cada conversa tem uma hora de duração. O intuito é tirar dúvidas daqueles que estão iniciando a carreira musical. As atividades ocorrem entre as 13h30 e as 18h30, e haverá um ônibus gratuito saindo do Complexo Cultural Samambaia direto para os shows do Favela Sounds no Museu Nacional da República.
Entre os temas estão os desafios da monetização da música no digital, as formas de criar pontes entre música e o mercado de mídia e publicidade, as boas estratégias de circulação para a música, a presença feminina no mercado musical e um bate-papo sobre os festivais de música preta e periférica do Brasil, com a presença de representantes do Afropunk Bahia e do festival Latinidades.
O evento conta com convidados como Melina Hickson, criadora da Conferência Porto Musical e empresária de Siba e Tássia Reis; Darryl Hurs, responsável pelo festival Indie Week de Toronto (Canadá) e o programa de internacionalização artística Nation x Nation; Claudia Assef, criadora do Women’s Music Event e diretora de Labels da Altafonte (uma das mais presentes distribuidoras de música no país); João Gabriel Mota, representante do festival Afropunk Bahia; Jaqueline Fernandes, criadora do festival Latinidades e do Instituto e Universidade Afrolatinas, e Nathalia Birkholz, diretora de Comunicação da agência Tropi (responsável pela divulgação de imprensa de bandas como BaianaSystem e Natiruts).
Serão disponibilizados certificados de participação com validade de horas complementares. A programação completa do evento está disponível no site do Favela Sounds.
Jogos e brincadeiras de rua
Outra novidade é a segunda edição dos Jogos Abertos do Guará, um evento totalmente gratuito, realizado pela comunidade com o apoio da administração regional. Serão 12 horas de festa com atrações esportivas e culturais, começando às 8h30 deste sábado (2) na Entrequadra da QI 20 com a QI 22, no Guará.
Entre as atividades, haverá o torneio de boxe olímpico, desafio de kickboxing, campeonato de jiu-jítsu infantil e desafios dos adultos graduados, futevôlei com o torneio da juventude e campeonato de futebol de areia nas categorias dente de leite e fraldinha.
As atrações incluem uma roda de capoeira, um mágico, um grupo de circo com malabares, teatro de bonecos, fit dance e um grupo de pagode com uma edição especial para as crianças, com fantasias e muita música. Veja aqui a programação.
O Festival de Brincadeiras de Rua, que tradicionalmente era realizado no Espaço Inventado 813 sul, agora terá a sua primeira edição rural. Será neste sábado, a partir das 15h, no Campo de Futebol do Bairro Boa Vista, na Fercal. Esse será o evento de abertura das comemorações do aniversário da região.
O projeto resgata brincadeiras populares que serão divididas em estações, onde crianças e adultos poderão jogar futebol, bete, pipa, pião, pique-bandeirinha, queimada, bolinha de gude, corrida de tampinha, pula-elástico, peteca e corda, entre outros passatempos.
O evento gratuito contará com oficinas de pipa e perna de pau, além de duas apresentações culturais no fechamento. O grupo Ecocultural de Catira da Cafuringa vai se apresentar, seguido pelo palhaço Valentim Flamini – que entrará em cena com seu espetáculo Trio Flamini, repleto de malabarismo, danças e performance com instrumentos musicais.
É aconselhável fazer o uso do protetor solar e manter a hidratação durante o evento, que terá distribuição de pipoca, dindin e pipas. Haverá, ainda, sorteio de brinquedos populares ao final da programação.
Cinema
O destaque deste fim de semana no Cine Brasília é a quinta edição do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, que continua com sessões gratuitas. No domingo (3), o filme Anhell69, com direção do cineasta colombiano Theo Montoya, encerra a programação do festival.
O longa narra a história de um jovem diretor em Medellín, uma cidade violenta e conservadora. Durante a produção de seu primeiro filme de fantasmas, ele destaca a cena jovem queer local. A trama toma um rumo triste com a overdose do protagonista, espelhando perdas semelhantes entre os amigos do diretor.
Todas as sessões, até o dia 6, são gratuitas, sem retirada de ingressos. O Cine Brasília fica na Entrequadra 106/107 Sul . Você pode conferir a programação completa com os horários, sinopses e trailers dos demais filmes no site do Cine Brasília.
Feira do Morango
E neste fim de semana começa a 27ª Feira do Morango, que vai desta sexta a domingo e dos dias 6 a 10. O evento será em Brazlândia, na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), localizada no km 13 da BR-080.
Nesta sexta e nos dias 6 e 8, o horário da festa é das 18h às 2h. Nos demais dias, das 10h às 2h. A entrada é gratuita, e os shows com artistas locais estão previstos para começar às 19h, enquanto as atrações nacionais iniciam às 22h.
*Com informações de Agência Brasília