O riso pode elevar a capacidade do sistema cardiovascular

Rir é o melhor remédio? No que diz respeito à saúde do coração, até que sim! Um estudo conduzido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou que o riso pode aumentar a capacidade do sistema cardiovascular. Isso porque, quando a pessoa dá risada, o tecido dentro do coração se expande e o fluxo de oxigênio pelo corpo aumenta.

Os médicos chegam a essa descoberta depois que notaram a redução da inflamação e melhorias na saúde de pacientes com doença arterial coronariana que fizeram a chamada terapia do riso. As descobertas foram apresentadas na reunião anual da European Society of Cardiology in Amsterdam, a maior conferência mundial sobre coração.

A pesquisa envolveu 26 adultos com idade média de 64 anos, todos com diagnóstico de doença arterial coronariana, causada pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração.

Metade dos participantes do estudo foi levada a assistir a dois programas de comédia diferentes de uma hora de duração por semana, enquanto a outra metade assistiu a documentários sérios. Após 12 semanas, o grupo de comédia mostrou uma melhora de 10% em um teste que mediu a quantidade de oxigênio que o seu coração conseguia bombear para todo o corpo.

O grupo também melhorou numa segunda medida que testou até que ponto as artérias podem se expandir. Os biomarcadores inflamatórios, que indicam a quantidade de placa acumulada nos vasos sanguíneos, também foram significativamente reduzidos nos participantes que participaram da terapia do riso, em comparação com o grupo controle.

A equipe sugere, com isso, que a terapia do riso poderia ser implementada em instituições e sistemas de saúde, para os pacientes com risco de problemas cardíacos. No futuro, conforme estimam os médicos em questão, a terapia do riso poderia ajudar a reduzir até mesmo a dependência de medicamentos.

“O riso ajuda o coração porque libera endorfinas, que reduzem a inflamação e ajudam o coração e os vasos sanguíneos a relaxar. Também reduz os níveis de hormônios do estresse, que sobrecarregam o coração”, teorizam os pesquisadores.

O que faz bem ao coração?

Existem alguns hábitos que ajudam a evitar doenças cardíacas, como a ingestão de peixes considerados gordurosos: o salmão, a sardinha, a anchova e a cavala, todos ricos em ácidos graxos, como o Ômega 3.

O riso pode elevar a capacidade do sistema cardiovascular (Imagem: AZ-BLT/Envato)
O riso pode elevar a capacidade do sistema cardiovascular (Imagem: AZ-BLT/Envato)

Além dessas dicas, evitar o hábito de fumar — inclusive, cigarros eletrônicos estão associados com um risco aumentado para infarto — e beber álcool com moderação pode ajudar a manter a saúde do coração em dia.

Doença arterial coronariana

A doença arterial coronariana é o resultado da obstrução das artérias coronárias, os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. Essas artérias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior.

O desconforto no peito é uma das manifestações mais importantes da doença, e os médicos recomendam controlar os fatores de risco, mantendo o peso próximo ao ideal para sua idade e altura, adotando dieta saudável e controlando os níveis de gordura.

Além do riso, como descobrimos recentemente, outros métodos ajudam o paciente com esse problema no coração, como medicamentos e em casos graves, até tratamentos cirúrgicos.

Fonte: The GuardianEuropean Heart Journal

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *