7 séries canceladas que foram salvas pelos fãs
Mesmo fazendo sucesso com o público e conquistando uma audiência considerável, algumas séries não escaparam do cancelamento e foram descontinuadas após algumas temporadas. Os motivos para isso são vários, como a produção ter ficado cara demais para ser realizada ou parte do elenco ter abandonado a história no meio do caminho.
Apesar disso, algumas histórias fizeram tanto sucesso com a audiência que o público se uniu para pedir que ela ganhasse uma continuação. Um exemplo disso é Arrested Development, uma sitcom que acompanha uma família disfuncional cujo pai vai preso após uma investigação judicial.
A série chegou na Fox em 2003 e foi cancelada após três temporadas, mas os fãs criaram um site pedindo que ela retornasse e a Netflix a comprou, finalizando-a após um total de cinco temporadas. Além dela, outras também seguiram um caminho parecido, mostrando a força dos fãs nos bastidores dos seriados.
7. Veronica Mars
Estrelada por Kristen Bell (The Good Place), Veronica Mars é uma série de drama e mistério adolescente que acompanha a personagem-título trabalhando como investigadora particular. A produção estreou em 2004 na UPN e foi cancelada e 2007 após três temporadas.
Na época, nem Kristen e nem o roteirista Rob Thomas aceitaram o seu fim e lançaram uma arrecadação de fundos para fazer um filme baseado na produção. Com a ajuda dos fãs, o longa foi lançado em 2014 e, em 2019, o Hulu comprou os direitos da série para lançar uma quarta e última temporada. No Brasil, a série pode ser assistida pelo Prime Video.
6. Lúcifer
Apesar de ser fazer sucesso com o público, a série Lúcifer, que conta a história do diabo bonitão que abandona o Inferno e vai morar em Los Angeles, também foi cancelada.
Lançada na Fox em 2016, a produção foi descontinuada após três temporadas. Na época, o co-showrunner Joe Henderson atiçou os fãs dizendo que o último episódio traria um enorme suspense. Isso fez com que a hashtag #SaveLucifer ficasse entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Tempos depois surgiu também uma petição online para pedir que a série não acabasse. Como consequência, a Netflix comprou oficialmente os direitos da produção e encerrou a história de Lúcifer com seis temporadas, em 2021. Todos os episódios estão disponíveis no streaming.
5. Brooklyn Nine-Nine
Criada por Dan Goor e Michael Schur, Brooklyn Nine-Nine é uma das séries de comédias mais aclamadas pelo público, mas nem assim escapou de ser cancelada.
Lançada em 2013, pela Fox, a série conta a história do fictício 99º Distrito de Nova York, situado no Brooklyn. Lá, uma equipe de detetives atrapalhados tenta lidar com o novo capitão, Ray Holt (Andre Braugher).
Com esse enredo divertido e um elenco que conta com Terry Crews, Andy Samberg e Melissa Fumero, a série durou cinco temporadas e foi cancelada pela emissora em 2018. A atitude, no entanto, não agradou os fãs que lançaram a hashtag #SaveBrooklyn99 para ressuscitar a produção.
O pedido dos fãs foi atendido e a NBC comprou os direitos da série, lançando mais três temporadas e encerrando-a em 2021. Aqui no Brasil, Brooklyn Nine-Nine pode ser assistida na Netflix.
4. Futurama
Criada por Matt Groening, de Os Simpsons, Futurama é uma animação de ficção científica que conta a história de Philip, um entregador de pizza que, acidentalmente, é congelado criogenicamente por mil anos e acorda em 2999.
Apesar de agradar o público e ter recebido alguns prêmios Emmys, a série foi cancelada várias vezes, sendo que a primeira foi em 2003. Na época, os fãs não aceitaram bem tal decisão e conseguiram fazer com que Futurama ganhasse quatro filmes em homevideo, que depois se transformaram na quinta temporada.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em 2010, o Comedy Central comprou a série e encomendou 26 episódios, mas a cancelou em 2013. Para alegria dos fãs, o Hulu reviveu a história, lançando uma nova temporada em 2023, que está sendo exibida pelo Star+ no Brasil.
3. Family Guy
Outra animação que também foi cancelada e revivida pelos fãs é Family Guy. A produção, criada por Seth MacFarlane, acompanha as aventuras da família Griffin e estreou na Fox em 1999, mas foi cancelada no ano 2000 após duas temporadas. Dois meses depois, no entanto, a emissora voltou atrás e decidiu fazer uma terceira temporada, encomendando mais 13 episódios que foram ao ar em 2001.
O resultado foi que a trama divertida caiu no gosto popular e, atualmente, a produção conta com mais de 20 temporadas que podem ser assistidas no Star+.
2. Community
A comédia Community, da NBC, também foi outra série que sofreu com o cancelamento. Após altos e baixos, ela foi encerrada na quinta temporada, depois que nomes importantes do elenco principal deixaram a produção.
Apesar disso, os fãs não desistiram da trama e fizeram um apelo para que ela ganhasse uma temporada final. Em 2014, o Yahoo Screen comprou os direitos da produção, dando a ela uma última temporada com 13 episódios.
Vale lembrar que o enredo segue Jeff Winger (Joel McHale), um advogado que vai à Universidade Comunitária de Greendale para tentar revalidar o seu diploma que havia sido cancelado pela Ordem dos Advogados do Colorado. Chegando lá, ele faz amizade com um grupo de pessoas bem diferentes entre si, mas que têm muito a lhe ensinar.
Quem quiser assistir à Community, a encontra no Prime Video e na Netflix.
1. Sense 8
Sense8 certamente foi um dos maiores sucessos da Netflix , mas mesmo assim acabou cancelada depois de duas temporadas, com o argumento de que era uma série cara demais para continuar sendo produzida.
A decisão desagradou aos fãs, que não concordaram com o final abrupto e em aberto da história e começaram uma campanha para que o streaming fizesse, pelo menos, um episódio final que concluísse a trama.
E foi assim que, atendendo ao pedido dos assinantes, a plataforma lançou, em 2018, um último episódio com duas horas de duração, no qual encerrava a história dos oito “sensates” — pessoas que tinham nascido no mesmo dia e que, por isso, se envolveram em uma história complexa na qual estavam conectados mental e emocionalmente.
Vale lembrar que, além de conquistar no coração do público, a série também não fez feio com a crítica especializada, cravando 86% de aprovação no Rotten Tomatoes. O segredo por trás desse sucesso talvez tenha sido o fato dela mesclar ficção científica com fantasia em uma trama bem amarrada. Outro destaque que agradou o público (especialmente o brasileiro) foi o episódio gravado durante a parada LGBTI+ de São Paulo.
Quem quiser assistir às duas temporadas de Sense8, já pode dar o play na Netflix.
*Com informações de Canal Tech