Nova espécie de tubarão tem dentes semelhantes aos de humanos
Em estudo publicado na revista científica Diversity, pesquisadores australianos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de tubarão: Heterodontus marshallae. O animal, que pertence à ordem Heterodontiformes, se destaca por seus dentes semelhantes aos de humanos.
Por sua semelhança com a espécie Heterodontus zebra, essa nova passou despercebida pela ciência por muito tempo. Uma característica sutil separa as duas espécies: uma barra escura atrás das fendas branquiais.
Um navio que pesquisava habitats no fundo do mar na Austrália encontrou um espécime vivo da nova espécie. Conforme aponta o relatório, esses tubarões vivem em profundidades de 125 a 229 metros.
Embora tenham os típicos dentes de tubarão em fileiras na frente de suas bocas, eles têm uma morfologia mais humana de molares atrás das fileiras. Essa adaptação permite que os tubarões esmaguem presas como crustáceos e moluscos.
Em comunicado, os pesquisadores apontam que esses tubarões têm uma boca pequena, mas mandíbulas esmagadoras que são enormes em relação ao tamanho do crânio, e poderosas o suficiente para esmagar conchas de búzios.
O nome da espécie homenageia a pesquisadora Lindsay Marshall, e o grupo por trás do estudo revelou que há seis espécimes em museus e coleções em toda a Austrália. Essa espécie recém-nomeada vive apenas no noroeste da Austrália, diferente da H. zebra que é encontrada em águas mais rasas (até 143 metros) e vive na Indonésia e ao norte do Japão.
Peixe com dentes humanos
Em 2021, pescadores encontraram um peixe com dentes idênticos aos humanos. Trata-se do sargo-de-dentes (Archosargus probatocephalus). O animal, da família dos esparídeos e presente normalmente na costa brasileira, prefere habitats de água rasa, com fundo rochoso e recifal, onde vive em pequenos cardumes. Além disso, tem um corpo de formato ovalado e um pouco achatado, e se alimenta principalmente de crustáceos e moluscos.
Como os humanos, o peixe em questão tem uma dieta diversificada e onívora. Um sargo-de-dentes totalmente adulto apresenta três fileiras de molares em sua mandíbula superior e duas fileiras em sua mandíbula inferior, para melhor triturar as cascas de suas presas. Mas são os incisivos (dentes da frente) do peixe que parecem mais humanoides — mais ainda do que os dentes do tubarão recém-descoberto.